Visitas técnicas são realizadas por estudantes do Curso Técnico em Agroecologia do IFTM Campus Patos de Minas
A turma do primeiro ano do curso, os “Enxadinhas do IF”, no dia 21/10, visitou a Lallemand, empresa fundada no Canadá, com unidade em Patos de Minas. Especializada em bioproteção e em biofertilização de plantas, o grupo é responsável por pesquisas, desenvolvimento, produção e comercialização de leveduras, bactérias e outros microrganismos visando reproduzir, gerenciar e otimizar os processos de fermentação natural nas indústrias agroalimentares de maneira não agressiva ao meio ambiente.
Já neste final de ano, no dia 18/12, os estudantes embarcaram em uma viagem mais que especial que ficará na memória de todos os participantes, em direção a São Roque de Minas/MG. A viagem teve como objetivo conhecer a APROCAN (Associação dos Produtores de Queijo Canastra) e ver de perto como funciona a produção dessa iguaria mineira; lembrando que o queijo minas artesanal foi recentemente reconhecido pela Unesco como patrimônio imaterial, o primeiro produto alimentício brasileiro a receber o título.
Além disso, o grupo visitou o Parque Nacional da Serra da Canastra; um parque criado para a proteção da nascente do Rio São Francisco, onde todos tiveram a chance de conhecer a cachoeira Casca D'Anta, que chega a atingir 186 metros de altura, e também nadar na piscina natural de águas cristalinas formada pela cachoeira.
A turma de segundo ano do curso, os “Cultivadores do IF”, no dia 22/08, realizou visitas técnicas nas empresas LD Celulose e na Expocacer, localizadas nas cidades de Indianópolis e de Patrocínio, respectivamente.
A LD celulose S.A. é uma das maiores empresas de celulose solúvel do mundo, possui capacidade de produção de 500 mil toneladas de celulose solúvel por ano. A celulose solúvel produzida na LD é utilizada na indústria têxtil, gerando tecidos com inovação, sustentabilidade e alta tecnologia. Durante a visita, os discentes conheceram todos os processos de produção da celulose, que buscam minimizar o impacto ambiental de suas operações.
Após a visita na LD Celulose, os estudantes conheceram a Expocacer - Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado em Patrocínio. A Expocacer reúne produtores de café da região do Cerrado Mineiro, uma das principais áreas produtoras do produto do Brasil, conhecida pela alta qualidade dos grãos cultivados devido ao seu clima e às condições de solo favoráveis. Nessa visita, foi possível conhecer toda cadeia produtiva da cooperativa de grãos comerciais e especiais de café, que visa a qualidade e a sustentabilidade da produção.
No mês de outubro, 23/10, os estudantes também tiveram a oportunidade de visitar o Centro de Educação Ambiental do Mocambo – Patos de Minas (CEAM) com o objetivo de entender a importância dos parques municipais na conservação do Cerrado. O espaço é dedicado à conscientização e à educação sobre temas ambientais. No local, funciona a Diretoria de Meio Ambiente da cidade de Patos de Minas, responsável pela administração do CEAM e pelo gerenciamento de todas as atividades oferecidas no centro, além dos conselhos e dos coletivos municipais relacionados ao meio ambiente.
Estudantes formandos do curso, os “Brotinhos do IF”, em 16/12, realizaram visita técnica à Usina Hidrelétrica de Miranda, localizada no município de Indianópolis (MG). Durante a visita, os participantes tiveram acesso aos princípios de funcionamento de uma usina hidrelétrica, além de conhecer os programas de monitoramento e as práticas de gestão ambiental adotadas pela empresa. Os discentes também tiveram a oportunidade de aprender sobre os processos de gerenciamento de resíduos, monitoramento de efluentes líquidos, controle da qualidade da água do reservatório e as políticas de minimização dos impactos socioambientais causados pela instalação da usina. Essas atividades proporcionaram uma visão ampla e prática dos aspectos técnicos e ambientais envolvidos na operação de uma usina hidrelétrica.
No mês de julho, 26/07, a turma do terceiro ano, juntamente com estudantes do segundo ano, visitaram a FenaMinas, uma feira de negócios realizada pela Sicoob Credipatos em parceria com Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas. A feira tem como objetivo a valorização do setor produtivo regional e oferta ao público novidades em maquinários, insumos, sustentabilidade e palestras que ajudam a reforçar o conhecimento dos estudantes do curso sobre sua área técnica.
De acordo com o professor André Grub, coordenador do curso de Agroecologia, “as visitas técnicas são essenciais nos cursos técnicos porque elas conectam teoria aprendida em sala de aula com a prática do mercado de trabalho, familiarizam os alunos com o ambiente profissional, ajudam no desenvolvimento de habilidades práticas e sociais e aumentam o engajamento e a motivação dos estudantes.”
A coordenação do Curso Técnico em Agroecologia agradece o empenho e a dedicação da Direção Geral do Campus, professor Belchior Antônio da Silva, os professores que acompanharam os estudantes nas visitas e toda a equipe de servidores do IFTM Campus Patos de Minas que tornaram possíveis essas visitas técnicas no decorrer deste ano de 2024.
Essas ações reforçam o compromisso do IFTM em oferecer um ensino público, gratuito e de qualidade, promovendo experiências práticas e enriquecedoras para a formação dos estudantes.