Visitas

Visitas técnicas são realizadas por estudantes do Curso Técnico em Agroecologia do IFTM Campus Patos de Minas

Discentes do Curso Técnico em Agroecologia do IFTM Campus Patos de Minas realizam diversas visitas técnicas neste ano de 2024, vivenciando momentos significativos de aprendizado e de conexão com o conhecimento prático
Publicado em 26/12/2024 11:40 Atualizado em 26/12/2024 14:45
Compartilhe:
Compartilhe:
Turmas do Curso Técnico em Agroecologia do IFTM Campus Patos de Minas em visitas técnicas
Turmas do Curso Técnico em Agroecologia do IFTM Campus Patos de Minas em visitas técnicas
Crédito: IFTM Campus Patos de Minas

A turma do primeiro ano do curso, os “Enxadinhas do IF”, no dia 21/10, visitou a Lallemand, empresa fundada no Canadá, com unidade em Patos de Minas. Especializada em bioproteção e em biofertilização de plantas, o grupo é responsável por pesquisas, desenvolvimento, produção e comercialização de leveduras, bactérias e outros microrganismos visando reproduzir, gerenciar e otimizar os processos de fermentação natural nas indústrias agroalimentares de maneira não agressiva ao meio ambiente.

Já neste final de ano, no dia 18/12, os estudantes embarcaram em uma viagem mais que especial que ficará na memória de todos os participantes, em direção a São Roque de Minas/MG. A viagem teve como objetivo conhecer a APROCAN (Associação dos Produtores de Queijo Canastra) e ver de perto como funciona a produção dessa iguaria mineira; lembrando que o queijo minas artesanal foi recentemente reconhecido pela Unesco como patrimônio imaterial, o primeiro produto alimentício brasileiro a receber o título.

Além disso, o grupo visitou o Parque Nacional da Serra da Canastra; um parque criado para a proteção da nascente do Rio São Francisco, onde todos tiveram a chance de conhecer a cachoeira Casca D'Anta, que chega a atingir 186 metros de altura, e também nadar na piscina natural de águas cristalinas formada pela cachoeira.

A turma de segundo ano do curso, os “Cultivadores do IF”, no dia 22/08, realizou visitas técnicas nas empresas LD Celulose e na Expocacer, localizadas nas cidades de Indianópolis e de Patrocínio, respectivamente.

A LD celulose S.A. é uma das maiores empresas de celulose solúvel do mundo, possui capacidade de produção de 500 mil toneladas de celulose solúvel por ano. A celulose solúvel produzida na LD é utilizada na indústria têxtil, gerando tecidos com inovação, sustentabilidade e alta tecnologia. Durante a visita, os discentes conheceram todos os processos de produção da celulose, que buscam minimizar o impacto ambiental de suas operações.

Após a visita na LD Celulose, os estudantes conheceram a Expocacer - Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado em Patrocínio. A Expocacer reúne produtores de café da região do Cerrado Mineiro, uma das principais áreas produtoras do produto do Brasil, conhecida pela alta qualidade dos grãos cultivados devido ao seu clima e às condições de solo favoráveis. Nessa visita, foi possível conhecer toda cadeia produtiva da cooperativa de grãos comerciais e especiais de café, que visa a qualidade e a sustentabilidade da produção.

No mês de outubro, 23/10, os estudantes também tiveram a oportunidade de visitar o Centro de Educação Ambiental do Mocambo – Patos de Minas (CEAM) com o objetivo de entender a importância dos parques municipais na conservação do Cerrado.  O espaço é dedicado à conscientização e à educação sobre temas ambientais. No local, funciona a Diretoria de Meio Ambiente da cidade de Patos de Minas, responsável pela administração do CEAM e pelo gerenciamento de todas as atividades oferecidas no centro, além dos conselhos e dos coletivos municipais relacionados ao meio ambiente.

Estudantes formandos do curso, os “Brotinhos do IF”, em 16/12, realizaram visita técnica à Usina Hidrelétrica de Miranda, localizada no município de Indianópolis (MG). Durante a visita, os participantes tiveram acesso aos princípios de funcionamento de uma usina hidrelétrica, além de conhecer os programas de monitoramento e as práticas de gestão ambiental adotadas pela empresa.  Os discentes também tiveram a oportunidade de aprender sobre os processos de gerenciamento de resíduos, monitoramento de efluentes líquidos, controle da qualidade da água do reservatório e as políticas de minimização dos impactos socioambientais causados pela instalação da usina. Essas atividades proporcionaram uma visão ampla e prática dos aspectos técnicos e ambientais envolvidos na operação de uma usina hidrelétrica.

No mês de julho, 26/07, a turma do terceiro ano, juntamente com estudantes do segundo ano, visitaram a FenaMinas, uma feira de negócios realizada pela Sicoob Credipatos em parceria com Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas. A feira tem como objetivo a valorização do setor produtivo regional e oferta ao público novidades em maquinários, insumos, sustentabilidade e palestras que ajudam a reforçar o conhecimento dos estudantes do curso sobre sua área técnica.

De acordo com o professor André Grub, coordenador do curso de Agroecologia, “as visitas técnicas são essenciais nos cursos técnicos porque elas conectam teoria aprendida em sala de aula com a prática do mercado de trabalho, familiarizam os alunos com o ambiente profissional, ajudam no desenvolvimento de habilidades práticas e sociais e aumentam o engajamento e a motivação dos estudantes.”

A coordenação do Curso Técnico em Agroecologia agradece o empenho e a dedicação da Direção Geral do Campus, professor Belchior Antônio da Silva, os professores que acompanharam os estudantes nas visitas e toda a equipe de servidores do IFTM Campus Patos de Minas que tornaram possíveis essas visitas técnicas no decorrer deste ano de 2024.

Essas ações reforçam o compromisso do IFTM em oferecer um ensino público, gratuito e de qualidade, promovendo experiências práticas e enriquecedoras para a formação dos estudantes.

 

Compartilhe:

Notícias relacionadas