Coordenação do Centro de Idiomas (Cenid) do IFTM Campus Patos de Minas promove visita técnica a Brasília
No primeiro dia de programação, o grupo participou de visita guiada ao Memorial dos Povos Indígenas e ao Memorial JK. Idealizado por Darcy Ribeiro e projetado por Oscar Niemeyer, a edificação em espiral do Memorial dos Povos indígenas remete a uma maloca Yanomami. Durante a visita, os estudantes tiveram acesso a um acervo composto por peças representativas de vários povos indígenas.
No Memorial JK, o grupo recebeu várias informações sobre Juscelino Kubitschek, idealizador e responsável pela construção de Brasília e também pode apreciar vários objetos que simbolizam a cidade, além do acervo pessoal do ex-presidente, assim como de sua esposa, Sarah Kubitschek.
A programação mais aguardada da viagem foi a visita guiada, nos idiomas de inglês e de espanhol, ao Palácio Itamaraty. Divididos em dois grupos, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da história do lugar no idioma estrangeiro.
“Projetado por Oscar Niemeyer e inaugurado oficialmente em 1970, o Palácio Itamaraty é a sede do Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Brasil, órgão responsável pela assistência direta e imediata ao Presidente da República para as relações com Estados estrangeiros e participação em organizações internacionais. Foi concebido também com o propósito de auxiliar a diplomacia brasileira na função de representar o Brasil no exterior. Ícone do modernismo brasileiro, o Itamaraty possui, em seu acervo, obras de grandes artistas brasileiros.
Conhecido também como Palácio dos Arcos, foi concebido com o propósito de apresentar o Brasil aos visitantes estrangeiros e, portanto, foi construído com materiais predominantemente nacionais, e seus salões abrigam obras de artistas, em sua maioria, brasileiros natos ou naturalizados, bem como estrangeiros com significativos laços com o País, tais como Athos Bulcão, Candido Portinari, dentre outros.
O paisagismo é autoria de Roberto Burle Marx, e o mobiliário conta com peças desenhados por importantes designers brasileiros, tais como Sérgio Rodrigues e Bernardo Figueiredo.
O acervo histórico e artístico do Itamaraty é relevante ferramenta para a representação, divulgação e promoção do Brasil e de seus interesses no exterior, e ajuda a traduzir, visualmente, a criatividade, a história, o potencial, os desafios e as aspirações brasileiras.” (https://www.gov.br/mre/pt-br/assuntos/palacio-itamaraty)
Philipe Alexandre, aluno da comunidade externa da turma de iniciante de espanhol, destaca a importância da visita realizada ao Ministério: “A visita técnica que foi proporcionada pelo Centro de Idiomas do IFTM - Patos de Minas, ao Palácio do Itamaraty, foi uma experiência incrível. Nós, alunos, visitamos os diferentes espaços do Palácio do Itamaraty. Todo o conhecimento que foi transmitido a nós durante a visitação fora repassado sempre em língua estrangeira. Sem sombra de dúvidas, foi uma vivência impactante, proporcionando maior contato prático com a língua estrangeira estudada e, ainda, nos ajudou a compreender o papel e a importância do Ministério das Relações Exteriores.”
O grupo também realizou visita guiada ao Congresso Nacional quando teve a oportunidade de andar pelo salão verde - espaço que circunda o Plenário Ulysses Guimarães e tem esse nome devido a seu piso ser coberto por um tapete verde que remete aos imensos gramados da Esplanada - e pelo salão azul do Senado Federal, que simula o céu de Brasília, passando pela Praça das Bandeiras, área em que estão expostas a Bandeira do Brasil, do Distrito Federal e dos 26 Estados.
Os visitantes também tiveram a oportunidade de presenciar uma Sessão Plenária do Senado, que estava sendo presidida pelo presidente da casa, Senador Rodrigo Pacheco, que registrou a presença do IFTM Campus Patos de Minas durante a sessão; um momento único para todos os presentes.
Após a visita ao Congresso Nacional, pausa para almoço em restaurante que fica no Anexo IV da Câmara Federal para também disfrutar de um belo visual que o espaço oferece.
Ainda houve visita à Catedral Metropolitana de Brasília, que além de ser um marco religioso, tornou-se um ícone arquitetônico reconhecido internacionalmente devido a sua estrutura, composta por 16 arcos de concreto, também idealizados por Oscar Niemeyer, com painéis pintados por Di Cavalcanti, azulejos de Athos Bulcão, vitrais da artista francesa Marianne Peretti, esculturas de Alfredo Ceschiatti, dentre outras obras de arte.
O Museu Nacional da República, assim como a Biblioteca Nacional também foram locais de visitação do grupo.
Para a estudante da comunidade externa, do curso de inglês, nível básico, Isabelle Eunice, “a viagem técnica a Brasília com o IFTM, além de me proporcionar momentos muito agradáveis, me proporcionou muito conhecimento. Pude conhecer melhor a capital do meu país e aprender mais sobre a arquitetura dos pontos históricos e culturais, como por exemplo a estrutura do Palácio do Itamaraty e do Congresso Nacional. Além disso, aprendi mais sobre o funcionamento das estruturas governamentais que compõem o nosso país. Essa experiência ampliou meu conhecimento político, cultural e também linguístico, à medida que pude desfrutar de novas experiências. ”
Para a professora Adriana Aguiar, coordenadora do Cenid, “as experiências vividas pelos estudantes em língua materna e nas línguas espanhola e inglesa, durante as visitas guiadas nesses idiomas, puderam ampliar os conhecimentos linguísticos e culturais de todos os participantes. Além de mostrar na prática, o uso significativo dos idiomas estudados em sala de aula.”
A viagem técnica a Brasília, DF foi de caráter educativo e totalmente interdisciplinar, uma vez que envolveu conhecimentos linguísticos, culturais, históricos, geográficos, políticos e artísticos.
A Coordenação do Centro de Idiomas do agradece à Direção Geral do Campus e todos os servidores que atuaram para que a viagem pudesse ser realizada.