Credenciamento de Docentes

IFTM Campus Uberaba abre credenciamento para novos docentes do Mestrado Profissional em Produção Vegetal

As vagas são para as categorias permanente e colaborador. As inscrições podem ser feitas até o dia 27 de janeiro
Publicado em 20/01/2025 18:12 Atualizado em 20/01/2025 18:12
Compartilhe:
Compartilhe:
A imagem mostra uma pessoa segurando um tablet azul com ambas as mãos. A pessoa está usando uma camisa branca de mangas compridas. O tablet está sendo segurado na horizontal, e a pessoa está tocando a tela com a mão direita. Na frente da pessoa, sobre a mesa, há um caderno aberto com páginas em branco.
A imagem mostra uma pessoa segurando um tablet azul com ambas as mãos. A pessoa está usando uma camisa branca de mangas compridas. O tablet está sendo segurado na horizontal, e a pessoa está tocando a tela com a mão direita. Na frente da pessoa, sobre a mesa, há um caderno aberto com páginas em branco.
Crédito: Divulgação

O Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Produção Vegetal, do IFTM Campus Uberaba, está com inscrições abertas para seleção de docentes para aturarem no curso de Mestrado Profissional nas categorias docente permanente e colaborador.

Ao todo, serão disponibilizadas quatro vagas para docentes permanentes, sendo duas na linha de pesquisa em Sistemas Produtivos no Cerrado, contemplando as áreas de Fitotecnia, Entomologia e Fisiologia Vegetal, e duas na linha Solo e Água no Cerrado, voltadas para as áreas de Engenharia de Água e Solo, além de Solos e Nutrição de Plantas.

Além dessas oportunidades, o edital também prevê duas vagas para docentes colaboradores. As atividades acadêmicas acontecerão às sextas-feiras e aos sábados, das 8h às 17h, de forma alternada entre as disciplinas ao longo do semestre.

Para concorrer a uma vaga como docente permanente, é necessário possuir título de mestre ou doutor reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), além de comprovar experiência na área de Ciências Agrárias ou em áreas afins.

O candidato também deve atender a critérios estabelecidos pelo programa, como a exigência de que pelo menos 80% dos docentes permanentes tenham título de doutor e que 50% sejam exclusivos do curso. No caso dos docentes colaboradores, serão considerados aqueles que possuem perfil acadêmico alinhado ao programa, mas que não atendam integralmente aos critérios para credenciamento como permanentes.

As inscrições para o processo seletivo devem ser realizadas entre os dias 13 e 27 de janeiro de 2025, exclusivamente pelo e-mail do Programa de Pós-graduação em Produção Vegetal.  No ato da inscrição, os candidatos devem encaminhar a documentação exigida no edital, incluindo o formulário de inscrição, cópia do currículo Lattes atualizado e comprovantes da produção intelectual e experiência profissional.

O processo seletivo será conduzido por uma comissão avaliadora e contará com três etapas: análise dos requisitos básicos, de caráter eliminatório, consiste na análise do atendimento dos requisitos do edital, como titulação e experiência na área; na segunda, classificatória, será avaliada a produção acadêmica e técnica dos candidatos, considerando publicações científicas, livros, patentes e demais produções relevantes. A pontuação será baseada em um formulário de pontuação que deve ser preenchido no ato da inscrição e, a terceira fase, também classificatória, envolverá uma entrevista presencial, na qual uma banca examinadora analisará a trajetória profissional e as propostas do candidato para o programa.

O resultado final será divulgado no dia 24 de fevereiro de 2025, no site do IFTM Campus Uberaba.

Mais informações podem ser obtidas diretamente no edital, disponível na página do Mestrado Profissional em Produção Vegetal.

Compartilhe:

Notícias relacionadas