Extensão

Projeto "Desenvolvendo Potencialidades" promove enriquecimento curricular para alunos com altas habilidades e superdotação

A iniciativa, coordenada pela Dra. Camilla de Sousa Chaves, teve como objetivo principal oferecer um atendimento educacional especializado (AEE) para estudantes com altas habilidades e superdotação (SDAH) da região de Uberlândia.
Publicado em 03/02/2025 00:00 Atualizado em 03/02/2025 08:01
Compartilhe:
Compartilhe:

Crédito:

Foi realizado no IFTM Campus Uberlândia, em 2024, o projeto de extensão "Desenvolvendo Potencialidades: Enriquecimento Curricular para Alunos com Altas Habilidades e Superdotação". A iniciativa, coordenada pela Dra. Camilla de Sousa Chaves, teve como objetivo principal oferecer um atendimento educacional especializado (AEE) para estudantes com altas habilidades e superdotação (SDAH) da região de Uberlândia.

O projeto utilizou a infraestrutura dos laboratórios do IFTM, como o IFExpert LabMaker, para proporcionar atividades complementares nas áreas de robótica, programação, informática e prototipagem. Essas atividades visavam não apenas suprir as necessidades educacionais dos alunos SDAH, mas também promover o desenvolvimento de suas habilidades e a resolução de problemas funcionais que enfrentam no dia a dia.

O Projeto teve como objetivos:
- Assegurar condições de permanência e êxito na escola para estudantes SDAH;
- Oferecer um espaço adequado para a aprendizagem, respeitando as especificidades individuais;
- Promover a organização e oferta do AEE de forma complementar ou suplementar às unidades curriculares;
- Estimular o desenvolvimento das habilidades dos alunos por meio de projetos e pesquisas.

Os projetos de extensão são benéficos não apenas para o público participante, mas também para a equipe executora. Se acordo com a estudante Larissa Santana Silva (Monitora): "A monitoria no projeto me proporcionou uma experiência enriquecedora e transformadora. O envolvimento com as atividades trouxe um conhecimento significativo sobre as temáticas de altas habilidades e superdotação." Paola Dias Ribeiro (Monitora) declara que  "A experiência como monitora no projeto foi transformadora e enriquecedora. Acompanhar os trabalhos dos alunos, marcados por criatividade e dedicação, foi altamente inspirador." A corodenadora do projeto, a Profª Dra. Camilla de Sousa Chaves acrescenta que "O projeto contribuiu para a visibilidade e credibilidade do IFTM, além de promover a educação inclusiva e o desenvolvimento pleno dos estudantes SDAH."

O projeto "Desenvolvendo Potencialidades" deixou uma contribuição significativa para a formação dos estudantes SDAH, tanto da comunidade interna quanto externa. A iniciativa reforçou a importância de espaços especializados para o atendimento educacional de qualidade, promovendo a inclusão e o desenvolvimento de talentos.

👉 Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades!

Compartilhe:

Notícias relacionadas