Estatuto do IFTM passa por revisão após 14 anos de existência
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Estatuto é um documento que estabelece natureza, finalidade, princípios, objetivos e estrutura de toda e qualquer instituição. Portanto, entende-se que para uma organização existir de fato, ela necessita ter o seu estatuto, que deve refletir a sua realidade.
Neste cenário, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) inicia, a partir de hoje (3/2), consulta pública com o objetivo de revisar e atualizar seu estatuto, uma vez que o documento, datado de 2009, está desatualizado, não mais refletindo a atual situação da instituição, que vem se desenvolvendo e avançando ao longo dos anos, inclusive em termos de número de unidades, funções desempenhadas, entre outros.
Patrícia Lírio, diretora-executiva do IFTM, explica que o estatuto do IFTM já tem 14 anos e nunca passou por uma atualização desde a sua publicação. “Em virtude da ausência de alteração, o ato normativo base do IFTM encontra-se desatualizado, não retratando se quer a atual estrutura institucional, com seus nove campi, além de carecer de atualização textual em diversos aspectos, considerando a atualização das áreas que são abarcadas por cada Pró-Reitoria, bem como carecendo de adequações textuais que traduzam as mudanças estruturais, sociais e comportamentais no decorrer destes mais de 14 anos de existência”.
Uma proposta inicial do novo texto já está disponível para leitura e sugestões por toda a comunidade acadêmica do IFTM e também comunidade externa pela plataforma de consulta pública da instituição, denominada IFTM Participa. Até o dia 28 de fevereiro, servidores, estudantes e comunidade em geral podem acessar o sistema e contribuir com a atualização do documento.
Lírio relata que a proposta inicial da revisão do estatuto foi construída por uma equipe do Gabinete da Reitoria juntamente com os pró-reitores do IFTM, que realizaram leitura e análise do documento. Após, ocorreu a construção da referida proposta, que foi submetida a fóruns temáticos específicos, com integrantes especialistas nas seguintes áreas: Ensino, Pesquisa e Inovação, Extensão, Gestão e Estrutura Administrativa, Diversidade e Inclusão, Sustentabilidade e Responsabilidade Social.
“Agora, estamos na fase de escutarmos e colhermos ideias e sugestões dos demais servidores do IFTM, assim como dos estudantes. Posteriormente, todo esse material será analisado para finalmente resultar em uma nova proposta de texto que, observada a tramitação necessária, seguirá para aprovação do Conselho Superior da instituição”, explicita a diretora.
Mais informações na plataforma IFTM Participa.