IFTM realiza consulta pública aberta a toda a comunidade para levantamento de demandas de possíveis cursos a serem ofertados em seu novo campus em Sete Lagoas
Crédito: Divulgação
Como parte do projeto de expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) está construindo uma nova unidade na cidade de Sete Lagoas.
As obras já se iniciaram e a previsão de abertura das primeiras turmas de estudantes é para o ano de 2026, inicialmente em cursos técnicos integrados, posteriormente em cursos técnicos concomitantes e ainda graduações.
Uma das características do IFTM é ofertar cursos de acordo com as demandas locais e regionais de onde está instalado, para que, dessa forma, a instituição possa auxiliar no desenvolvimento econômico, social e cultural daquela região.
Assim, neste momento, a instituição está na fase de escutar a comunidade de Sete Lagoas e arredores sobre suas necessidades, interesses e demandas quanto à criação de cursos de educação profissional e tecnológica em acordo com os arranjos produtivos locais.
Até o dia 7 de março, todos estão convidados a participar dessa construção coletiva do IFTM Campus Sete Lagoas por meio de resposta a formulário eletrônico.
Após esse período, os dados e as informações coletadas serão analisados por comissão de servidores do IFTM e apresentados em audiência pública na Câmara Municipal de Sete Lagoas, com data prevista para o final do mês de março - a ser informada posteriormente.
Sobre o IFTM
Com a construção da nova unidade em Sete Lagoas, o IFTM dispõe agora de um total de 10 campi, espalhados pelas regiões do triângulo mineiro, alto paranaíba, noroeste de minas e região metropolitana de Belo Horizonte. Além da cidade de Sete Lagoas, a instituição tem unidades nos municípios de Campina Verde, Ituiutaba, Paracatu, Patrocínio, Patos de Minas, Uberlândia (2 campi) e Uberaba (2 campi), onde também fica a Reitoria.
O IFTM conta também com 4 polos presenciais de Educação à Distância (EaD), localizados nas cidades de Carmo do Paranaíba, Coromandel, Ibiá e João Pinheiro.
Atualmente a instituição tem mais de 1.112 servidores e 12 mil estudantes em cursos técnicos, graduações e pós-graduações. Por meio do Centro de Idiomas, presente em todas unidades, o Instituto ainda oferta cursos de idiomas e programas de mobilidade internacional, conhecidos como intercâmbios.
O IFTM prima por uma educação pública, gratuita e de qualidade, especialmente para as populações que mais necessitam, desenvolvendo diversos projetos, programas e ações nas suas áreas fins: Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação.
Mais informações no site do IFTM.