Formados

IFTM Campus Uberlândia Centro realiza cerimônia de formatura dos estudantes do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio

Evento contou com a participação de mais de 100 formandos e um auditório lotado de familiares, amigos e servidores
Publicado em 11/02/2025 17:48 Atualizado em 13/02/2025 10:52
Compartilhe:
Compartilhe:
Momento em que a estudante Giovanna Bernardes conclui o juramento da cerimônia
Momento em que a estudante Giovanna Bernardes conclui o juramento da cerimônia
Crédito: Divulgação

A noite desta segunda-feira (10) foi especial para mais de 100 jovens que passaram os últimos três anos como estudantes do Campus Uberlândia Centro, do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). Trajando becas e capelos, eles se formaram em cerimônia realizada no espaço Gaudim Hall, em solenidade que contou com a participação de mais de mil pessoas. O evento teve início por volta das 20 horas e marca o fim de uma jornada de três anos, na qual os jovens cursaram o Ensino Médio e seus respectivos cursos técnicos em Comércio, Desenvolvimento de Sistemas (DS) e Programação de Jogos Digitais (PJD).

A cerimônia é simbólica e não obrigatória nessa fase de ensino, mas ainda assim contou com a participação maciça dos jovens estudantes do Campus, que agora vão buscar os próximos passos em suas carreiras acadêmicas e profissionais. Foram, no total, 107 formandos, que tiveram momentos emocionantes ao longo da noite. A solenidade de certificação do Ensino Médio contou com diversos momentos especiais, como a entrada triunfal dos formandos no auditório, o juramento e os discursos de paraninfos, oradores das turmas e da diretora geral, que encerrou a cerimônia.

Durante seu discurso, a diretora geral do Campus, Lara Kuhn, ressaltou o quanto os estudantes crescem durante sua passagem pelo IFTM e os incentivou a buscar novos desafios agora que concluíram o curso. “Todo mundo aqui tem um momento especial para levar do IFTM. Um momento que talvez tenha sido um diferencial para você se descobrir não só como o futuro profissional que será, mas como pessoa”, afirmou a diretora em sua fala.

A mesa de honra contou com um paraninfo e um patrono para cada uma das quatro turmas, sendo duas de Comércio e uma de Desenvolvimento de Sistemas e outra de Programação de Jogos Digitais. Houve o discurso de um paraninfo por turma, sempre com palavras de agradecimento e incentivo para os jovens que ali estavam. Paraninfo da turma de Comércio A, Breno Augusto de Oliveira Silva, destacou em sua fala a importância do momento de formatura e o crescimento dos formandos ao longo de seus cursos.

“Hoje, estamos celebrando um marco importante na vida de cada um de vocês. Como padrinho de formatura, é uma honra poder compartilhar este momento ao lado de pessoas tão especiais, que se dedicaram e trabalharam com muito esforço e compromisso para chegar até aqui. Sei que foi uma jornada árdua e cheia de desafios, mas, ao olhar para todos vocês agora, posso ver o quão fortes se tornaram ao longo do tempo”, afirmou o professor.

Além da diretora Lara e o professor Breno, a mesa de honra contou com a participação de José Carlos de Castro Júnior (ppatrono Comércio A); Héberly Fernandes Braga (Paraninfo Comércio B); Lísia Moreira Cruz (Patronesse Comércio B); Crícia Zilda Felício (Paraninfa de DS); Eleide Leile de Andrade Paiva (Patrono DS); Samira Daura Botelho (Paraninfo PJD); e Fabrício Gomes Peixoto (Patrono PJD).

Lembrança especial

Um dos momentos mais emocionantes da cerimônia foi a participação de Aline Prado Ferreira. Aline era mãe de Samuel Prado Soares, que faleceu em dezembro de 2023, quando era estudantes do 1º ano do curso de Desenvolvimento de Sistemas. Samuel teria participado da cerimônia desta segunda-feira e foi homenageado pelos colegas.

Aline subiu ao palco ao lado de seu esposo, Fabrício Custódio Ribeiro, para receber um diploma simbólico, com foto da turma, além de uma flor. Ela foi abraçada pelos integrantes da mesa de honra e o público presente a saudou com uma ostensiva salva de palmas, enquanto os formandos cantavam em uníssono o nome de Samuel.

Oradores emocionaram

Cada uma das turmas contou com um orador, que emocionou os colegas com relatos específicos sobre suas realidades. Em seus discursos, cada orador destacou momentos importantes com os colegas de classe, a importância do IFTM, além da participação de pais e amigos durante a caminhada. Um dos oradores foi João Vitor dos Santos, do curso de Desenvolvimento de Sistemas, que fez questão de agradecer. “Obrigado aos professores que tiveram paciência com nossas perguntas. Obrigado aos pais, amigos e familiares que nos apoiaram e acreditaram na gente, mesmo quando nós mesmos duvidávamos. Obrigado a cada colega que tornou esse caminho mais leve”, disse o jovem quando teve sua vez no púlpito.

Maria Isabel Barros Moreira Nerim, oradora da turma de Comércio B, demonstrou como o IFTM ganha importância ao logo do Ensino Médio Integrado. “Sempre me diziam que o IF seria minha segunda casa. Achava que seria por conta das horas exaustivas, dos dias integrais. Entretanto, o IF se tornou mais do que uma segunda casa, se tornou um lar, porque encontrei uma família. Uma família que se encontrou e que escolheu construir um amor, um laço que garanto ser indestrutível”, abordou a jovem em seu discurso.

Também fizeram a oratória durante o evento os formandos Kleberson Luis Lopes de Oliveira, pela turma de Comércio A e Marcelo Vinícius De Santana, pela turma de Programação de Jogos Digitais.

Compartilhe:

Notícias relacionadas