Colégio de Dirigentes

Diretor-geral do IFTM Campus Uberaba participa da 1ª reunião ordinária do Colégio de Dirigentes em Brasília

Durante o encontro, realizado entre os dias 18 e 20 de fevereiro, foram apresentados projetos sobre a reestruturação do setor de Laticínios, construção de um novo refeitório e a implantação do Centro de Equinos da instituição
Publicado em 27/02/2025 13:13 Atualizado em 27/02/2025 13:15
Compartilhe:
Compartilhe:
A imagem mostra uma reunião formal em um ambiente de escritório, sendo quatro homens brancos. Um deles está sentado atrás de uma grande mesa. O escritório está mobiliado com uma mesa, cadeiras e um sofá verde. Sobre a mesa, há vários livros e documentos. Atrás da mesa, duas bandeiras são visíveis, uma das quais é a bandeira do Brasil, e há uma grande foto emoldurada de um prédio com uma multidão e uma bandeira do Brasil projetada no chão. No lado direito da imagem, uma grande tela de televisão exibe um artigo de notícias.
A imagem mostra uma reunião formal em um ambiente de escritório, sendo quatro homens brancos. Um deles está sentado atrás de uma grande mesa. O escritório está mobiliado com uma mesa, cadeiras e um sofá verde. Sobre a mesa, há vários livros e documentos. Atrás da mesa, duas bandeiras são visíveis, uma das quais é a bandeira do Brasil, e há uma grande foto emoldurada de um prédio com uma multidão e uma bandeira do Brasil projetada no chão. No lado direito da imagem, uma grande tela de televisão exibe um artigo de notícias.
Crédito: Bruno Garcês

Entre os dias 18 e 20 de fevereiro, ocorreu em Brasília a 1ª reunião ordinária do Colégio de Dirigentes do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). O encontro reuniu gestores da instituição para um treinamento intensivo e para a discussão de pautas estratégicas voltadas ao desenvolvimento da instituição.

Durante os três dias, os participantes receberam formação sobre temas essenciais para a gestão pública, como Gestão Democrática e Integridade, Análise de Cenário e Risco Político aplicado à Rede Federal, e Estratégias para Relações Políticas Institucionais e Governamentais.

Além do treinamento, o evento serviu para a discussão de diversas pautas institucionais, incluindo a oferta do o Programa Extensão que Transforma (PROETJA), a reformulação do Estatuto e Regimento Geral do IFTM, internacionalização, o plano de ações da Pró-Reitoria de Pesquisa e análise da Lei 15.100/2025, que regulamenta a utilização de equipamentos eletrônicos no ambiente escolar.

Outro ponto de destaque da reunião foram as visitas institucionais realizadas. Os gestores estiveram na Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), onde puderam dialogar sobre as políticas da secretaria e as possibilidades de desenvolvimento do IFTM nos próximos anos. Além disso, também visitaram a Câmara dos Deputados, onde apresentaram demandas e projetos do IFTM Campus Uberaba a parlamentares, buscando apoio para iniciativas fundamentais para a instituição.

Entre os projetos apresentados, destacam-se a reestruturação do setor de Laticínios, a construção de um novo refeitório e a implantação do Centro de Equinos do Campus Uberaba.  Em especial, houve um encontro com a deputada Duda Salabert, no qual os gestores do IFTM agradeceram pela emenda parlamentar de R$ 600 mil destinada à instituição em 2024. O recurso foi utilizado para ampliação do espaço físico do Centro de Idiomas (CENID) e para a construção de um novo espaço de convivência, que inclui quiosques e uma quadra de areia para uso de estudantes e servidores.

Outro ponto abordado foi a possibilidade de colaboração com o Campus Uberlândia para participação no Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania, o PRONASCI, do Ministério da Justiça. O programa tem como objetivo oferecer cursos para menores em situação de vulnerabilidade social, além de estimular a melhoria da pesquisa e da pós-graduação no IFTM.

O diretor-geral do Campus Uberaba, Bruno Garcês, avaliou a experiência como extremamente produtiva. “Foi uma experiência muito positiva. Tivemos condições de analisar melhor a situação política e estratégica da Rede Federal e, assim, ter um preparo melhor para a tomada de decisões de gestão no Campus. Muitas portas foram abertas e agora vamos trabalhar bastante para avançar cada vez mais”, destacou.

Ainda participaram da reunião, o reitor do IFTM, professor Marcelo Ponciano da Silva, a diretora de pesquisa e inovação, Érica Crosara Ladir de Lucca, o diretor de relações interinstitucionais, Eduardo Jardel Veiga Gonçalves e o diretor-geral do Campus Uberaba Parque Tecnológico, José Ricardo Gonçalves Manzan.

Compartilhe:

Notícias relacionadas