IFTM Campus Patos de Minas inicia construção de novo espaço para atender a biblioteca
Crédito: Comunicação - IFTM Campus Patos de Minas
No dia 10 de março, representantes da construtora Uni North estiveram no IFTM Campus Patos de Minas, em reunião com a Direção Geral e com a Coordenação de Administração e Planejamento, para reconhecimento do terreno em que será realizada a obra para construção do novo espaço que atenderá a biblioteca e também para alinhamentos sobre o desenvolvimento do projeto executivo da obra e demais providências.
A destinação do recurso para a construção da biblioteca visa atender a uma demanda de espaço físico adequado, uma vez que, desde a chegada do IFTM, em Patos de Minas, em 2013, a biblioteca tem funcionado em espaços que, ao longo do tempo, foram sendo adaptados para essa finalidade.
A gestão do Campus Patos de Minas, orientada pela Pró-reitora de Administração do IFTM, se mobilizou para garantir a destinação do recurso, via PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal.
Foram disponibilizados cerca de R$1,3 milhão para a obra, que prevê a construção de um pavimento térreo de 372,30m² de área construída e coberta. Serão executados elementos de urbanização, acessibilidade e segurança. A construção da edificação contemplará espaço para armazenamento e leitura de livros, recepção, administração, guarda-volumes, banheiros, área para informática, sala de reunião ampla, sala para entrega e retirada de livros, além de instalações elétricas, hidráulicas e de esgoto, a fim de proporcionar ambientes compatíveis com as necessidades dos estudantes e dos servidores.
O diretor do campus, Belchior Antônio, destacou a importância dessa conquista para a instituição e enfatizou que a elaboração do projeto arquitetônico foi realizada com a participação da bibliotecária do campus. Segundo ele, “a gestão está trabalhando para buscar novos recursos para equipar o espaço, que tão logo será entregue a toda a comunidade, trazendo melhorias significativas para o processo de ensino e aprendizagem na instituição”.
A previsão de conclusão dos projetos arquitetônico e de engenharia é para este mês de março, com início das obras para o mês de abril e inauguração do espaço para o início do ano de 2026.