Melhoramento Genético

Touros do IFTM Campus Uberaba iniciam participação no Teste de Progênie da raça Girolando

Animais passam a integrar programa nacional de avaliação genética
Publicado em 26/03/2025 13:27 Atualizado em 28/03/2025 10:30
Compartilhe:
Compartilhe:
v A imagem mostra um touro preto e branco em um campo gramado sob um céu parcialmente nublado. Ele apresenta manchas pretas grandes no corpo e manchas brancas no rosto, nas pernas e na parte traseira. O fundo inclui grama verde e algumas plantas.
v A imagem mostra um touro preto e branco em um campo gramado sob um céu parcialmente nublado. Ele apresenta manchas pretas grandes no corpo e manchas brancas no rosto, nas pernas e na parte traseira. O fundo inclui grama verde e algumas plantas.
Crédito: Cléber Barbosa de Oliveira

Dois touros da raça Girolando, criados no IFTM Campus Uberaba, passaram a integrar oficialmente, o Teste de Progênie da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando. Após cumprirem o período de quarentena na Central de Touros da empresa GENEX Brasil, os animais iniciam agora a coleta de sêmen, etapa fundamental do processo.

Os touros, chamados Elvis (3/4) e Extremo (5/8), foram avaliados geneticamente e considerados aptos para o teste, com base em dados genômicos fornecidos pela central CRV — parceria que viabiliza, sem custos para a instituição, a avaliação genética de machos e fêmeas do rebanho.

Com a inclusão desses animais no programa, o IFTM Campus Uberaba torna-se a única instituição pública de ensino, pesquisa e extensão com reprodutores próprios participando do Teste de Progênie da raça Girolando, que tem abrangência nacional e é utilizado como referência para a seleção de touros melhoradores da raça.

Segundo o médico veterinário Bruno Balduino Berber Freitas, responsável pelo setor de Bovinocultura do campus, o resultado é fruto de um trabalho contínuo de melhoramento genético iniciado há 37 anos, ainda na época da antiga Escola Agrotécnica. “De lá para cá, houve uma evolução significativa no perfil dos animais, tanto em características fenotípicas quanto nos parâmetros genéticos utilizados na seleção”, afirma.

O rebanho da instituição é submetido rotineiramente a tecnologias reprodutivas avançadas, como inseminação artificial em tempo fixo (IATF), fertilização in vitro (FIV), transferência de embriões em tempo fixo (TETF) e uso de sêmen sexado. Também são realizados o controle leiteiro oficial, o monitoramento de qualidade do leite, controle de mastite e avaliação genômica.

Além dos avanços técnicos, o programa cumpre um papel importante na formação dos estudantes. “A participação dos discentes no manejo e nas ações do programa permite uma vivência prática das tecnologias aplicadas no campo, o que contribui para a qualificação profissional e a inserção no mercado de trabalho”, destaca Bruno.

A entrada de Elvis e Extremo no Teste de Progênie amplia a contribuição do IFTM para o desenvolvimento genético da pecuária leiteira nacional, aliando ensino, pesquisa e inovação no campo.

Compartilhe:

Notícias relacionadas