Pibid

IFTM abre vagas para estudantes bolsistas no Programa Pibid com vagas para Campus Uberlândia Centro

São duas vagas para estudantes de Licenciatura em Computação com bolsa de R$700 custeada pela Capes
Publicado em 27/03/2025 16:27 Atualizado em 27/03/2025 16:28
Compartilhe:
Compartilhe:
Interessados devem ler atentamente o edital antes de fazer suas inscrições
Interessados devem ler atentamente o edital antes de fazer suas inscrições
Crédito: Divulgação

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) está com inscrições abertas, entre os dias 28 de março e 11 de abril, para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). O programa visa estimular a articulação entre teoria e prática nos cursos de licenciatura, conduzidos em parceria com as redes públicas de educação básica, e disponibiliza duas vagas para estudantes de Licenciatura em Computação do Campus Uberlândia Centro, além de quatro vagas para as áreas de Biologia e Química no Campus Uberaba.

Para participar, os estudantes interessados devem ler atentamente o edital e preencher um formulário Google  no qual preenchem as informações exigidas e anexam os documentos necessários para inscrição. O formulário fica aberto até 23h59 do dia 11 de abril. O edital oferta uma bolsa R$ 700,00 mensais e exige, entre outros requisitos (listados de forma completa no item 6 do documento), dedicação mensal mínima de 40 horas, estar regularmente matriculado no curso e bom desempenho acadêmico.

O edital, assim como todas as publicações referentes ao processo seletivo, podem ser encontradas no site do IFTM, na página do Pibid. Segundo o documento que rege o processo seletivo, o programa é uma “oportunidade de vivenciar o processo de gestão de sala de aula estabelecendo a necessária relação teoria/prática na abordagem da realidade escolar”.

Atividades previstas

O bolsista do PIBID é desafiado a desenvolver um olhar crítico sobre o ambiente escolar, que vai além do domínio dos conteúdos específicos da sua área de formação. É essencial que ele compreenda a fundo o funcionamento da escola, desde sua infraestrutura física até a dinâmica das relações entre os diversos atores que a compõem - professores, funcionários, alunos e gestores. Além disso, o bolsista deve se familiarizar com os documentos que norteiam a prática pedagógica, como o Projeto Político Pedagógico e o Plano de Ensino, buscando uma compreensão abrangente do contexto em que irá atuar.

O programa é estruturado em diversas etapas, cada qual com seus desafios e objetivos. A fase de ambientação e observação, por exemplo, visa proporcionar um contato inicial com a realidade da escola, permitindo ao bolsista analisar a infraestrutura, as relações interpessoais e os documentos pedagógicos. Já a etapa de regência consiste no planejamento e execução de intervenções didáticas, com o objetivo de colocar em prática os conhecimentos adquiridos ao longo da formação. A pesquisa de campo, por sua vez, estimula a investigação de temas relevantes para a prática docente, utilizando referenciais teóricos e instrumentos de coleta de dados adequados.

Ao longo de todo o processo, o bolsista é incentivado a adotar uma postura investigativa, de constante aprendizado e aprimoramento da sua prática docente. Para isso, ele participa de reuniões com o professor supervisor, onde tem a oportunidade de discutir suas experiências, trocar ideias e receber feedback. Ao final do programa, o bolsista elabora um relatório final, onde apresenta os resultados de suas atividades e reflete sobre o seu processo de formação. Esse relatório é defendido perante uma banca de professores, e os resultados são divulgados em diversos eventos, contribuindo para a disseminação de boas práticas e o fortalecimento da formação docente.

Cronograma

O cronograma do processo seletivo estabelece datas importantes para os candidatos, começando com o lançamento do edital em 25 de março e seguindo com o período de inscrições até 11 de abril. Após a homologação das inscrições em 15 de abril, a seleção dos candidatos ocorrerá entre 16 e 20 de abril, com a divulgação dos resultados parciais em 21 de abril. O período para interposição de recursos será de 22 a 24 de abril, e o resultado dos recursos de 1ª instância será divulgado em 28 de abril. Caso necessário, o período para recursos de 2ª instância será de 29 de abril a 2 de maio, com a homologação dos resultados finais em 5 de maio. O início oficial das atividades do Pibid está previsto para 6 de maio.

Compartilhe:

Notícias relacionadas