Mês das Mulheres: quase 90% das servidoras do IFTM têm escolaridade superior a exigência dos seus cargos
Crédito: Diretoria de Comunicação Social e Eventos do IFTM - Alex Modolo
No mês de março, comemora-se o Dia Internacional das Mulheres e o período costuma ser marcado por homenagens e comemorações na Reitoria e nos campi. A forte presença feminina e sua expertise acadêmica no Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), contudo, fica ainda mais evidente nos números do cotidiano. Com um quadro diverso e qualificado, o IFTM conta com 1159 servidores, sendo 545 deles mulheres — 269 professoras e 276 técnicas administrativas. Destas, 140 servidoras ocupam cargos de confiança na instituição, como coordenadoras e diretoras. Além disso, 86,16% delas possuem grau de escolaridade superior a exigência de seus cargos, somando um contingente de 131 doutoras, 211 mestras e 125 especialistas, consolidando seu compromisso com a excelência e a valorização do conhecimento no exercício de suas funções.
Durante o mês de março, a Diretoria de Comunicação Social e Eventos do IFTM (DCSE), também comandada por uma mulher, Ana Clara Santos Costa, executou uma campanha de valorização das mulheres. A campanha Mês da mulher: elas no IFTM, apresentou, ao longo do mês, histórias de professoras, técnicas administrativas, estudantes e terceirizadas, que fazem a diferença na instituição. “No IFTM, temos mulheres incríveis e, por isso, pensamos em contar suas histórias, muitas delas marcadas por superação e crescimento, para inspirar outras mulheres. Com essa iniciativa também buscamos reconhecer e valorizar essas trajetórias, pois nos enxergamos em cada uma delas. Ficamos ainda mais felizes ao ver tantas mulheres se identificando com essas histórias, tornando a campanha um sucesso”, relatou Ana Clara.
Atualmente o IFTM tem três pró-reitoras, o maior número de mulheres nesse cargo de gestão da história da instituição: Sany Jaqueline da Rocha Martins, pró-reitora de Desenvolvimento Institucional; Carolina Pimenta Mota, pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação e Danielle Freire Paoloni, pró-reitora de Extensão e Cultura. Também podemos destacar a única diretora de campus eleita no último pleito: Lara Brenda Campos Teixeira Kuhn, diretora-geral do IFTM Campus Uberlândia Centro. Além delas, recentemente tivemos a primeira reitora do IFTM, Deborah Santesso Bonnas, que esteve à frente do Instituto entre 2019 e 2023.
"Ser mulher no IFTM é ocupar espaços com competência, sensibilidade e potência transformadora. Temos mulheres participantes e liderando projetos de extensão que mudam realidades, pesquisando com excelência e formando redes de cuidado, inovação e impacto social”, afirmou Paoloni, ressaltando que ainda há muito chão pela frente: “é essencial que uma instituição crie ambientes onde alunas, professoras, técnicas e gestoras se sintam reconhecidas, valorizadas e desafiadas a ocupar cada vez mais protagonismo. Incentivar a participação das mulheres é mais que uma política: é uma responsabilidade institucional. E, no IFTM, fazemos isso com coragem e propósito. Porque quando uma mulher ocupa um espaço, ela não vai sozinha — ela puxa outras com ela. E é exatamente esse o movimento que queremos multiplicar. ”
Marcelo Ponciano, reitor do IFTM, reconhece a importância de promover a equidade de gênero e de eliminar todas as formas de discriminação, criando um ambiente acolhedor para todas as mulheres. “Neste mês celebramos, honramos e rememoramos importantes lutas históricas pela equidade, justiça e valorização da mulher e renovamos nosso compromisso de continuar lutando por um futuro cada vez mais justo para todas as mulheres. No IFTM, valorizamos a contribuição das servidoras para o desenvolvimento da instituição e reconhecemos a importância de promover a igualdade de gênero em todos os níveis”, afirmou Ponciano.
O reitor ainda falou que a instituição tem se esforçado para criar um ambiente de trabalho inclusivo e respeitoso, onde todas as servidoras sejam valorizadas e respeitadas. “Acreditamos que a diversidade e a inclusão são fundamentais para o sucesso da instituição e para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Neste mês da mulher, queremos celebrar a contribuição das servidoras do IFTM e reafirmar nosso compromisso com a igualdade de gênero e a valorização da diversidade. Estamos orgulhosos de ter uma equipe de servidoras talentosas e dedicadas que trabalham incansavelmente para garantir o sucesso da instituição”, concluiu o reitor.
Ações do mês da mulher nas unidades do IFTM
Alguns campi e a Reitoria fizeram ações específicas para o mês das mulheres:
IFTM Campus Paracatu - Foram realizadas duas ações organizadas pelo Núcleo de estudos de diversidade, sexualidade e gênero (NEDSEG) do campus: a palestra Namoro legal, com a psicóloga Renata Netto, exclusiva para mulheres, no intuito de capacitá-las a identificar sinais de abuso em seus relacionamentos. Também foi veiculada uma campanha nas mídias sociais para homenagear mulheres brasileiras que se destacaram ao longo de nossa história.
IFTM Campus Patos de Minas - O NEDSEG realizou uma manhã de celebrações astronômicas com a presença das Mulheres de Estrelas, um grupo de mulheres apaixonadas por astronomia que busca levar conhecimento sobre o assunto para todos, principalmente pela observação da Lua e das estrelas em telescópios e do Sol por meio de filtros solares. As participantes puderam observar as manchas solares e o sol e, ainda, contemplar a beleza da lua minguante. Além disso, houve uma conversa enriquecedora sobre a trajetória de vida das Mulheres de Estrelas, uma exposição de fotos astronômicas e a apresentação de livros de divulgação científica, despertando a curiosidade e o amor pela ciência em todas presentes.
IFTM Campus Uberaba - Também foi o NEDSEG do campus que promoveu uma ação para conscientizar sobre a prevenção e o combate ao assédio e à importunação sexual. Estudantes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio produziram cartazes sobre o tema, que foram expostos em diversos espaços da instituição, gerando debates na comunidade acadêmica e evidenciando a importância de ampliar o diálogo sobre a questão.
Reitoria - Foi realizada uma palestra focada na saúde da mulher. Além de ser o mês da mulher, março marca a importância de cuidar de duas condições femininas que muitas vezes são assintomáticas em seus estágios iniciais: a endometriose e o câncer do colo do útero. Pensando na promoção da saúde das servidoras, a Coordenação de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho (CSQVT) e a Comissão de Bem-estar da Reitoria convidaram a médica Jussara Gonçalves para falar sobre o tema Prevenção e Conscientização da Saúde da Mulher.