Campanha de Conscientização

Reflexão e ação: Cartazes espalhados pelo IFTM Campus Uberaba estimulam reflexão e sobre a prevenção e combate ao assédio

A ação foi desenvolvida a partir da participação de alunos do Núcleo de Estudos de Diversidade, Sexualidade e Gênero
Publicado em 27/03/2025 14:55 Atualizado em 28/03/2025 11:10
Compartilhe:
Compartilhe:
Imagem mostra um cartaz em papel pardo com mãos pintadas de vermelho. Com os escritos
Imagem mostra um cartaz em papel pardo com mãos pintadas de vermelho. Com os escritos "Diga não ao Assédio. Denuncie"
Crédito: Daniela Viana

O Núcleo de Estudos de Diversidade, Sexualidade e Gênero (NEDSEG) do IFTM Campus Uberaba promoveu uma iniciativa voltada à conscientização sobre assédio e importunação sexual no ambiente acadêmico. Como parte dessa mobilização, estudantes produziram cartazes sobre o tema, que foram expostos em diferentes espaços da instituição ao longo do mês de março.

A ação foi desenvolvida a partir da participação de alunos do NEDSEG, que identificaram a necessidade de ampliar o debate sobre comportamentos inadequados. Inicialmente, os estudantes participaram de um momento de formação, no qual foram discutidos os diferentes tipos de assédio e importunação sexual, além das formas de prevenção. Em seguida, a produção dos cartazes possibilitou a expressão das percepções e reflexões sobre o tema, contribuindo para a sensibilização da comunidade acadêmica.

O NEDSEG segue atuando no acolhimento e na orientação de quem busca apoio. Nos últimos anos, o Núcleo promoveu campanhas de conscientização, como a cartilha “Não venha com assédio!”, além da publicação da Política de enfrentamento ao assédio, discriminação e violências no IFTM.

A presidente do NEDSEG do Campus Uberaba, Daniela Beatriz Silva Viana, destacou a importância dessas iniciativas e reforçou o impacto que a campanha já está tendo dentro da instituição. “Essa é uma ação importantíssima para diminuir a cultura de banalização do assédio e da importunação sexual”.

Canais de denúncia

Casos de assédio e importunação sexual são crimes que devem ser denunciados, garantindo a proteção das vítimas e a responsabilização dos agressores. No âmbito do IFTM, as denúncias podem ser feitas por meio da Ouvidoria, pelo sistema e-Ouv.

Fora da instituição, vítimas e testemunhas podem buscar apoio e registrar denúncias por meio da Central de Atendimento à Mulher, pelo telefone 180, serviço nacional e gratuito que funciona 24 horas por dia. Além disso, o Centro Integrado da Mulher também oferece suporte especializado, podendo ser contatado pelo telefone (34) 3312-9161 ou por e-mail.

O NEDSEG do IFTM Campus Uberaba reforça a importância da denúncia e se coloca à disposição para prestar esclarecimentos e oferecer auxílio sempre que necessário.

Compartilhe:

Notícias relacionadas