Reflexão e ação: Cartazes espalhados pelo IFTM Campus Uberaba estimulam reflexão e sobre a prevenção e combate ao assédio
Crédito: Daniela Viana
O Núcleo de Estudos de Diversidade, Sexualidade e Gênero (NEDSEG) do IFTM Campus Uberaba promoveu uma iniciativa voltada à conscientização sobre assédio e importunação sexual no ambiente acadêmico. Como parte dessa mobilização, estudantes produziram cartazes sobre o tema, que foram expostos em diferentes espaços da instituição ao longo do mês de março.
A ação foi desenvolvida a partir da participação de alunos do NEDSEG, que identificaram a necessidade de ampliar o debate sobre comportamentos inadequados. Inicialmente, os estudantes participaram de um momento de formação, no qual foram discutidos os diferentes tipos de assédio e importunação sexual, além das formas de prevenção. Em seguida, a produção dos cartazes possibilitou a expressão das percepções e reflexões sobre o tema, contribuindo para a sensibilização da comunidade acadêmica.
O NEDSEG segue atuando no acolhimento e na orientação de quem busca apoio. Nos últimos anos, o Núcleo promoveu campanhas de conscientização, como a cartilha “Não venha com assédio!”, além da publicação da Política de enfrentamento ao assédio, discriminação e violências no IFTM.
A presidente do NEDSEG do Campus Uberaba, Daniela Beatriz Silva Viana, destacou a importância dessas iniciativas e reforçou o impacto que a campanha já está tendo dentro da instituição. “Essa é uma ação importantíssima para diminuir a cultura de banalização do assédio e da importunação sexual”.
Canais de denúncia
Casos de assédio e importunação sexual são crimes que devem ser denunciados, garantindo a proteção das vítimas e a responsabilização dos agressores. No âmbito do IFTM, as denúncias podem ser feitas por meio da Ouvidoria, pelo sistema e-Ouv.
Fora da instituição, vítimas e testemunhas podem buscar apoio e registrar denúncias por meio da Central de Atendimento à Mulher, pelo telefone 180, serviço nacional e gratuito que funciona 24 horas por dia. Além disso, o Centro Integrado da Mulher também oferece suporte especializado, podendo ser contatado pelo telefone (34) 3312-9161 ou por e-mail.
O NEDSEG do IFTM Campus Uberaba reforça a importância da denúncia e se coloca à disposição para prestar esclarecimentos e oferecer auxílio sempre que necessário.