Março das Mulheres

Mostra de Mulheres Extraordinárias no IFTM Campus Patrocínio destaca mulheres que marcaram a história

Iniciativa reúne estudantes e convidados para homenagear figuras femininas e o reconhecimento de sua luta por direitos
Publicado em 02/04/2025 16:33 Atualizado em 02/04/2025 18:01
Compartilhe:
Compartilhe:
Equipe organizadora da Mostra Mulheres Extraordinárias fazem o encerramento do evento.
Equipe organizadora da Mostra Mulheres Extraordinárias fazem o encerramento do evento.
Crédito: Márcio Viana

Somando-se às diversas ações realizadas durante o mês de conscientização sobre a luta pelos direitos das mulheres, foi promovida no último sábado, 29 de março, no IFTM Campus Patrocínio, a Mostra Mulheres Extraordinárias. Organizada pela equipe do projeto de extensão homônimo, em parceria com o Núcleo de Diversidade, Sexualidade e Gênero - NEDSEG, contou com o apoio de estudantes e servidoras, além da participação de convidados de outros campi do IFTM e outras instituições.

Por meio de exposições interativas, a mostra apresentou várias mulheres que, por meio da busca por direitos, impactaram, e ainda impactam, a história do país. Atuando em diversos segmentos da sociedade, nem sempre essas personagens têm seus nomes adequadamente reconhecidos.

Ao expor roupas, imagens, produtos artísticos e outros objetos que fazem alusão ao trabalho e à vida dessas mulheres, a mostra promoveu a discussão sobre seu legado e a importância de manter viva a luta pelo empoderamento feminino, promovendo o reconhecimento de suas contribuições.

Realizada no momento da Atividade Integradora, ação que integra diferentes disciplinas e temas transversais direcionada ao ensino médio integrado ao técnico, a mostra teve apresentações de dança, recitais de poesias, quiz sobre os direitos das mulheres e palestra. Reunidos no auditório do campus, estudantes e convidados ainda participaram de uma dinâmica sobre as mulheres citadas no livro Mulheres Extraordinárias, cujas biografias ficaram exposta em um mural durante a mostra.

Mulheres que fizeram história 

Personagens como Laudelina de Campos Melo, Antonieta de Barros, Marielle Franco, Dorina Nowill, Carolina de Jesus, Marina Silva, Laerte Coutinho e Eunice Paiva foram retratadas pelos estudantes, provocando o debate sobre sobre seu trabalho. 

Também apresentada na mostra, a deputada Dandara Tonantzin esteve presente no evento, ministrando uma palestra. Ela destacou a importância do envolvimento na luta política pelos direitos das minorias.

A família da ex-vereadora de Patrocínio Ismene Mendes, torturada e morta por opositores políticos durante o regime militar no Brasil, também compareceu ao evento. Emocionados com a apresentação e homenagem, os familiares de Ismene enfatizaram a importância de se lembrar da história da luta e do silenciamento da qual foi vítima.

Para uma das organizadoras do evento, a professora Bianca Gonçalves, o sucesso do evento é consequência do envolvimento de servidores e discentes na organização e na interação das atividades. “Saio dessa mostra com o coração cheio de admiração e renovada na certeza de que juntas somos mais fortes. Que possamos continuar celebrando e ampliando esses espaços de visibilidade e reconhecimento para todas as mulheres extraordinárias que nos cercam.”

Projeto Mulheres Extraordinárias

Contemplado no edital de apoio a projetos de extensão, o Projeto Mulheres Extraordinárias será executado ao longo deste ano, com a mostra itinerante, realizada em escolas estaduais de Patrocínio.

No segundo semestre, o objetivo é introduzir a discussão de raça, acrescentando as apresentações de uma orquestra composta exclusivamente por mulheres tocando agbês – instrumentos de percussão tradicionais de origem africana. A iniciativa visa valorizar a música de matriz africana, resgatar e preservar suas tradições, enquanto promove o empoderamento feminino por meio da arte.

 

Veja mais fotos do evento nas páginas oficiais do Campus no Facebook e no Instagram.

Compartilhe:

Notícias relacionadas