Visita

Estudantes do IFTM Campus Patos de Minas visitam o Museu DICA Viajante da UFU

Além de divertida, a visita proporcionou uma vivência prática e interativa dos conceitos científicos
Publicado em 03/04/2025 16:20 Atualizado em 03/04/2025 19:09
Compartilhe:
Compartilhe:
Estudantes e professora Adriana em visita ao Museu Dica Viajante da UFU
Estudantes e professora Adriana em visita ao Museu Dica Viajante da UFU
Crédito: Márcia Xavier / Ana Rita Silva

Nos dias 27 e 28 de março, estudantes do IFTM Campus Patos de Minas tiveram a oportunidade de visitar o Museu DICA Viajante, um projeto inovador idealizado e realizado pela Universidade Federal de Uberlândia. A visita, organizada pela professora de Física, Adriana Nogueira, proporcionou uma experiência não apenas divertida, mas também extremamente enriquecedora, pois permitiu que os estudantes vivenciassem conceitos científicos de forma prática e interativa.

Logo na entrada, o grupo foi recebido pelos coordenadores do projeto e receberam explicações sobre a dinâmica da visitação, iniciada com uma sequência de fotos que retratam espécies da fauna e da flora do nosso cerrado.

Na sequência, uma série de experimentos que despertaram a curiosidade e o entusiasmo dos visitantes, dentre eles, a famosa cadeira de prego. A do museu Dica é composta por 441 pregos e ilustra o conceito de pressão, quando ao se sentar nessa grande área de pregos, o peso do corpo é distribuído evitando que a pessoa se machuque. Essa demonstração prática fez com que os alunos compreendessem como a pressão funciona em diferentes contextos.

O momento de inércia e a conservação do momento angular foi observado, na prática, por meio do experimento da roda de bicicleta mágica. Os alunos vivenciaram como o princípio de conservação do momento angular garante que a soma dos momentos angulares da roda e do disco giratório se mantêm constante. O mesmo conceito também pôde ser observado com o experimento da mala maluca.

Outro destaque foi a caixa de espelho plano, objeto que cria a ilusão de flutuação. Esse experimento fascinou a todos e todas e proporcionou uma discussão sobre a reflexão da luz e a percepção visual, mostrando como a física pode ser surpreendente e divertida.

Vários experimentos, fundamentais para o entendimento de princípios básicos da eletricidade, também fazem parte o acervo do museu: o circuito elétrico misto, que combina ligações em série e em paralelo. Por meio dessa demonstração, os estudantes puderam observar como a corrente elétrica se comporta em diferentes configurações, aprendendo, na prática, sobre a resistência e a importância de cada tipo de circuito. A bobina de Tesla atraiu bastante a atenção dos estudantes, que ficaram impressionados ao ouvir o som que escapava pelas pontas da bobina, aprendendo sobre a geração de alta tensão e a transmissão de energia elétrica sem fios. Outro experimento que também se mostrou como ponto alto da visita foi o minigerador de energia, que transforma fótons em energia elétrica utilizando placas fotovoltaicas. Os visitantes puderam observar como a energia solar pode ser convertida em eletricidade, um conceito cada vez mais relevante no mundo atual.

Os alunos também se maravilharam com a atração e a repulsão magnética, utilizando ímãs flutuantes e limalhas de ferro. Essa atividade permitiu que eles compreendessem os princípios do magnetismo, de forma lúdica, observando como os polos magnéticos interagem.

Além de todos esses experimentos, a parte de robótica foi um verdadeiro espetáculo. Os alunos observaram a aplicação de diversos sensores em projetos programados por meio da plataforma eletrônica Arduino. Essa experiência prática não só estimulou o interesse pela tecnologia, mas também mostrou como a programação e a robótica estão interligadas com a física e com a engenharia.

Para a professora Adriana, “a visita ao Museu DICA Viajante foi um dia repleto de aprendizado e de diversão, proporcionando aos alunos do IFTM uma vivência prática dos conteúdos estudados em sala de aula. Esse tipo de atividade é fundamental para a formação dos estudantes, pois conecta a teoria à prática, tornando o aprendizado mais significativo e memorável. Com certeza, essa experiência ficará marcada na trajetória acadêmica de cada um deles”.

 

Compartilhe:

Notícias relacionadas