Campus Uberlândia Centro realiza cerimônia de colação de grau dos seus quatro cursos de graduação
Crédito: Guilherme Brasil/IFTM Udicentro
A noite de sexta-feira (04) foi especial para mais de 30 formandos dos cursos de graduação do Campus Uberlândia Centro, do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). Aconteceu no auditório 2A do Campus Umuarama, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), a solenidade de colação de grau de estudantes dos cursos de Licenciatura em Computação, Tecnologia em Logística, Tecnologia em Marketing e Tecnologia em Sistemas para Internet. A cerimônia teve início às 19h30 e cerca de uma hora e meia depois, uma turma de novos profissionais estava pronta para encarar os desafios do mercado de trabalho.
A solenidade foi presidida pelo pró-reitor de Ensino, Flávio Caldeira Silva, designado pelo reitor do IFTM, Marcelo Ponciano, para conceder o grau aos formandos na ocasião. Ao lado dos paraninfos e patronos dos cursos, Flávio compôs a mesa de honra da formatura e destacou seu sentimento ao poder marcar este momento na vida dos novos profissionais, que encerraram seu ciclo na graduação do Campus Uberlândia Centro.
“É uma satisfação muito grande para mim, como docente, estar aqui representando o reitor. É uma honra, porque a gente observa no brilho dos estudantes, agora já formados, o brilho da família, dos amigos, dos demais familiares e amigos deles. Essa alegria imensa da conquista para eles. Além disso, o momento se torna ainda mais especial por saber que eles saem daqui como profissionais competentes e que vão contribuir para uma sociedade melhor. Então, a melhor palavra para definir esse momento é gratidão”, afirmou o pró-reitor.
O auditório 2A estava lotado de familiares e amigos, que acompanharam com atenção os momentos da solenidade. Da entrada dos formandos, passando pelos juramentos, o momento da outorga de grau e o discurso, o ambiente era marcado pelo orgulho e alegria dos presentes. Bianca de Paula Martins, estudante do curso de Marketing, teve a honra de representar os demais colegas como oradora da formatura. Ela fez um discurso no qual se dirigiu a formandos dos quatro cursos e ressaltou que foi uma honra ter tido a oportunidade de encerrar sua trajetória no IFTM dessa forma.
“É emocionante poder representar todo mundo na formatura, porque a gente sabe que foi um trajeto muito grande, muito complicado, mas se a gente está aqui nesse dia de hoje é porque todos nós nos esforçamos muito e conseguimos. Essa vitória é de todos”, afirmou a nova profissional de Marketing. “Quero agora focar na vida profissional, mas também nunca deixar de estudar. Seja outra faculdade, uma pós ou um mestrado, quero continuar estudando e espero que cada um aqui siga o seu caminho para conquistar o seu próprio sonho”, complementou.
Rodrigo Ferreira dos Santos, também do curso de Marketing, subiu ao palco para homenagear os pais e amigos presentes com um discurso. Em seu texto, ele destacou a importância daqueles que acompanharam os formandos ao longo da trajetória da graduação e emocionou os presentes. Rodrigo destacou as oportunidades que teve no IFTM e deixou um conselho para os estudantes que ainda vão passar por aqui para que aproveitem, assim como ele, o que o Instituto tem a oferecer.
“Estou me sentindo muito feliz e muito honrado. O Instituto tem muita qualidade, é gratuito e saio daqui muito preparado para atuar no mercado. Sinto que, durante a minha trajetória, se eu não tivesse aproveitado oportunidades que eu tive dentro do próprio IFTM, talvez eu não estaria onde eu estou hoje, na empresa que eu estou hoje. Então, aqui vai um recado para futuros ingressantes: aproveitem todas as oportunidades que se mostram no Instituto Federal, pois são muito valiosas e vão te deixar cada vez mais preparado para o mercado e para o seu desenvolvimento pessoal também”, afirmou o jovem formando.
Para a professora Elisa Ribeiro, patronesse do curso de Licenciatura em Computação, a sensação é de satisfação por entregar ao mercado pessoas preparadas para atuarem em suas áreas de formação. “Sentimento de alegria, sentimento de encantamento ao verificar que nós temos políticas de incentivo ao ingresso ao ensino superior, políticas de incentivos à formação docente. É muita alegria, pois saem daqui como profissionais altamente qualificados que vão poder promover o desenvolvimento da sociedade, o desenvolvimento do país e, principalmente, poder ter autonomia e criticidade para entender a realidade”, avalia.