Integração e acolhimento marcam aula inaugural dos Programas de Pós-Graduação dos Campi Uberaba e Uberaba Parque Tecnológico do IFTM
Crédito: Natália Moraes
No dia, 4 de abril, quinta-feira, foi realizada a aula inaugural de recepção aos novos estudantes dos Programas de Pós-Graduação em Educação Tecnológica (PPGET) e Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), dos campi Uberaba e Uberaba Parque Tecnológico do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM).
O dia começou animado, com a apresentação do grupo musical “Os Quatro Calamidades Feat. Flamarion”, composto por professores e alunos do PPGET, que buscam por meio da arte uma forma de desopilar a rotina intensa do mundo acadêmico. Dentre os sucessos tocados esteve a música Another Brick in the Wall, da banda Pink Floyd.
Na sequência, Danilo Silva Almeida, coordenador de comunicação social do IFTM, apresentou a Editora IFTM, que nos últimos anos tem contribuído para a disseminação do conhecimento de obras originais e inéditas, e também para a democratização do acesso e apoio institucional para publicações de livros. Ele ressaltou que “os estudantes dos Programas de Pós-Graduação têm uma grande oportunidade de utilizar a editora para propagar os novos conhecimentos produzidos além dos muros da instituição”.
Os estudantes dos Programas de Pós-Graduação têm outras oportunidades dentro da instituição. Fabiana de Freitas Batista, professora do curso de português como língua adicional, trouxe alguns informativos sobre o Centro de Idiomas e Relações Internacionais. Ela ressaltou a importância do acolhimento dos estudantes estrangeiros pelos estudantes brasileiros, tanto nas aulas quanto nos demais ambientes. Mencionou sobre os editais de intercâmbio para servidores e estudantes, o Exame de Proficiência em Língua Estrangeira – Espanhol, Inglês e Francês (PROLIF) e o Centro de Idiomas (CENID), que possui cursos de diferentes idiomas.
Compuseram a mesa de abertura os professores José Ricardo Gonçalves Manzan, diretor-geral do Campus Uberaba Parque Tecnológico, Bruno Pereira Garcês, diretor-geral do Campus Uberaba, dos coordenadores do PPGET e ProfEPT, Adriano Eurípedes Medeiros Martins e Luiz Maurício Bentim da Rocha Menezes, respectivamente e, Carolina Pimenta Mota, Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, representando o reitor do IFTM, professor Marcelo Ponciano Silva.
Dentre as falas, destacou-se a importância da manutenção da saúde mental dos estudantes dos Programas de Pós-Graduação. Bruno mencionou que “o IFTM não oferece uma educação gratuita, a gente retorna o imposto para aqueles que estão pagando”. Ele reforçou a importância da recepção feita pelos veteranos e da orientação pelos professores. Já Carolina Pimenta elogiou a qualidade das produções de pesquisa na área de educação. Para ela, “a pesquisa é a engrenagem que causa impacto na sociedade e isso deve ser divulgado para toda a comunidade”. Ela compartilhou ainda que, em 2024, por oferecer programas de pós-graduação, o IFTM concorreu a editais externos e conseguiu recursos de quase cem mil reais voltados para aquisição de equipamentos e fomento de extensão na pós-graduação.
Em seguida, foi realizada a palestra de abertura, intitulada “PPGET e PROFEPT vida acadêmica do(a) pós-graduando(a): aspectos legais, pedagógicos, atividades e eventos”, foi ministrada pelos professores Adriano Eurípedes Medeiros Martins e Luiz Maurício Bentim da Rocha Menezes.
Adriano Elias, doutorando da primeira turma do PPGET, destacou o papel desse momento de integração. “A aula inaugural é um momento importante para a integração dos estudantes e para o fortalecimento das atividades acadêmicas do Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica (PPGET)”, afirmou.
Para ele, que acompanha o crescimento do programa desde sua criação, “é possível observar a evolução do Programa ao longo dos anos, com a ampliação das discussões e o envolvimento cada vez maior da comunidade acadêmica. Esses encontros contribuem para a construção do conhecimento, para o diálogo entre diferentes perspectivas e para o desenvolvimento das pesquisas realizadas no âmbito do PPGET”, completou.
Já no período da tarde, após a apresentação cultural, ocorreu a palestra “A Educação Profissional e Tecnológica frente aos desafios midiáticos atuais e a uberização do trabalho”, ministrada pelas professoras Elisa Antônia Ribeiro (IFTM) e Fabiane Santana Previtali (UFU), com mediação do professor Geraldo Gonçalves de Lima (IFTM).
Patrícia Campos Pereira, estudante da 2ª turma do Doutorado em Educação Tecnológica e membra da comissão organizadora da aula inaugural, ressaltou a importância desse acolhimento. “Esses momentos de recepção são fundamentais para ambientar os ingressantes e despertar neles a sensação de pertencimento à instituição”, afirmou.
Ela também destacou seu orgulho com o perfil das novas turmas. “Fico muito satisfeita em ver tantas mulheres e servidores(as) técnicos-administrativos(as) ingressando no PPGET e no ProfEPT. Trata-se de um novo cenário de democratização da pós-graduação, com a possibilidade de desenvolvimento de pesquisas diversas e relevantes para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Verdadeiramente, um marco!”, completou.
Guilherme Brasil, jornalista do IFTM Campus Uberlândia Centro e ingressante no mestrado do ProfEPT, também compartilhou sua percepção sobre o momento. “É uma grande satisfação ingressar em uma pós-graduação de uma instituição de tanta qualidade como o IFTM”, destacou.
Para ele, “a aula inaugural é uma oportunidade perfeita para se ambientar com o programa e conhecer professores e colegas, além de ser uma experiência acadêmica por si só”. Guilherme considerou ainda que o evento foi enriquecedor. “Tivemos uma aula inaugural conjunta de dois programas de mestrado do Instituto e também do doutorado profissional, e isso enriqueceu ainda mais o momento, pois além de conhecer o programa no qual ingresso este ano, tive a chance, assim como meus colegas, de conhecer as possibilidades de formação que o Instituto oferece em nível de pós-graduação stricto sensu”, pontuou.
Por fim, Fabiane Neli de Carvalho Araújo, servidora do IFTM Campus Uberaba e ingressante no Mestrado ProfEPT em 2024, resumiu sua experiência: “Está sendo uma experiência muito rica. A aula inaugural proporcionou um momento de acolhida, integração e de conhecer mais sobre o programa e seus professores. Um excelente início de jornada acadêmica”.
Momentos como a aula inaugural cumprem um papel essencial no acolhimento dos novos estudantes, fortalecendo a integração, o sentimento de pertencimento e o desenvolvimento de pesquisas inovadoras e socialmente relevantes.