Cursos

Bolsistas do Projeto CANAMAX participam do Programa Capacitação 4.0 e exploram a criatividade como diferencial profissional

A ação faz parte de uma iniciativa que visa desenvolver as chamadas soft skills, que são competências socioemocionais consideradas fundamentais para o sucesso acadêmico e profissional
Publicado em 11/04/2025 15:50 Atualizado em 16/04/2025 13:49
Compartilhe:
Compartilhe:
Programa Capacitação 4.0 - Bolsistas do Projeto CANAMAX
Programa Capacitação 4.0 - Bolsistas do Projeto CANAMAX
Crédito: Equipe Projeto CANAMAX

No dia 31 de março de 2025, os bolsistas do Projeto CANAMAX, desenvolvido na Unidade Embrapii Soluções Agroalimentares do IFTM, participaram do encontro do Programa Capacitação 4.0, promovido de forma on-line, sobre o tema "Criatividade: como está a sua?".

Durante o encontro, alunos de diferentes campi foram convidados a refletir sobre o papel da criatividade em suas trajetórias, tanto nos projetos em que atuam quanto nas suas expectativas acerca do mercado de trabalho. A mediação foi feita pelas professoras e tutoras do Programa, Christiane Sousa Neves e Raquel Lie Kishi, e pela gestora de RH da Unidade Embrapii, Geovana Dagrava, as quais trouxeram dinâmicas e reflexões que instigaram os participantes a pensarem em soluções criativas para desafios reais.

Segundo Chris Neves, responsável pela Gestão de Projetos e Portfólios do Polo e Coordenadora do Programa, a proposta do Capacitação 4.0 é fortalecer uma cultura institucional de desenvolvimento de habilidades interpessoais: “foi um momento de troca e aprendizado, com dinâmicas que estimulam a criatividade como ferramenta essencial para a vida profissional. Nosso intuito é promover mais encontros como esse e fortalecer, dentro da nossa instituição, a cultura do desenvolvimento de soft skills de forma prática e aplicada.”

Para Daniel Nazar, bolsista do projeto CANAMAX, a experiência foi marcante: “foi uma oportunidade enriquecedora para analisar os pontos que ainda preciso melhorar e reconhecer aqueles em que já evoluí. A interação com a equipe me mostrou como habilidades diferentes podem se complementar para alcançar soluções criativas.”

Já Edimarcos Ferreira destacou a importância da convivência com outros grupos de pesquisa: “tivemos a oportunidade de ter contato com outras equipes de pesquisadores, possibilitando novas experiências e interações com diferentes formas de pensar. É possível ver uma evolução clara em quem já está há mais tempo no programa.”

Samuel Cruz também compartilhou o seu entusiasmo com a atividade prática proposta durante o encontro: “pude trabalhar diversas habilidades, como gestão de ideias e proatividade. Nossa equipe escolheu um desafio relacionado à viralização de um jogo e criamos um material visual no Canva. A experiência foi intensa, mas extremamente produtiva.”

Matheus Pereira, outro bolsista participante, reforçou a relevância do programa para o crescimento individual: “mesmo participando apenas parcialmente, já pude perceber a evolução dos colegas que estão no programa. Quero muito estar presente nas próximas reuniões e aproveitar 100% da capacitação.”

A participação ativa dos bolsistas do projeto CANAMAX no Capacitação 4.0 evidencia o compromisso do IFTM com a formação integral dos seus estudantes, preparando-os não apenas tecnicamente, mas também para os desafios humanos e colaborativos do mundo do trabalho.


Sobre o Projeto CANAMAX

O projeto CANAMAX é desenvolvido no âmbito da Unidade Embrapii do IFTM Campus Patos de Minas, em parceria com empresas do setor agroalimentar. Com foco em inovação e desenvolvimento tecnológico, o projeto conta com a atuação de bolsistas que participam ativamente da pesquisa aplicada, tendo o apoio de diversos programas, tais como o Capacitação 4.0, para potencializar o seu desempenho.

Compartilhe:

Notícias relacionadas