Integração, conhecimento e bem-estar marcam Aula Integrada no IFTM Campus Uberaba
Crédito: Marvile Palis Costa Oliveira
No último sábado, 5 de abril, aconteceu no IFTM Campus Uberaba uma aula integrada em uma manhã especial de integração, aprendizado e momentos de bem-estar, que reuniu os estudantes do 2º ano do curso Técnico em Química integrado ao Ensino Médio e todos os períodos da Licenciatura em Ciências Biológicas em uma atividade dinâmica e colaborativa, que combinou práticas de yoga, meditação e um bingo interdisciplinar.
Realizada ao lado do refeitório do campus, a proposta teve início com uma vivência de yoga e meditação conduzida pela professora Joyce Silvestre de Sousa. A prática, além de oferecer um momento de relaxamento, teve o propósito de apresentar aos futuros professores uma técnica que pode ser utilizada com seus próprios alunos em sala de aula. “O objetivo de se realizar uma prática de yoga com os estudantes de licenciatura é apresentar a estes uma técnica de concentração e relaxamento, que pode ser usada para eles próprios, enquanto profissionais amplamente exigidos em atividades intelectuais e de socialização, e como instrumento didático de aumento do desempenho escolar de seus futuros estudantes”, explicou a docente.
Em seguida, os estudantes participaram de um animado Bingo Interativo, criado e conduzido pela professora Tássia de Souza Gonçalves. No jogo, além da sorte, o conhecimento também fez a diferença, já que os números sorteados vinham acompanhados de perguntas que envolviam conteúdos de biologia e física. Para a professora Tássia, a atividade foi um sucesso por estimular a participação dos alunos e unir diferentes saberes. “Quem nunca participou de um bingo numa quermesse sabe que não tem nada mais envolvente, imagina um bingo que não depende apenas de sorte, mas também dos conhecimentos adquiridos em aula. Acredito que esses jogos ajudam no envolvimento dos alunos, principalmente pensando em sábados letivos. Juntar as disciplinas é uma forma de fazer os alunos verem que não existe ciência isolada, mas que elas estão sempre integradas. Outro fator é a interação entre os alunos da licenciatura e dos técnicos, essa aproximação ajuda a preparar os futuros professores a lidar com os alunos e para os alunos do técnico gera motivação ao interagir, podendo de repente orientá-los a uma futura licenciatura”, destacou.
Quem participou aprovou a proposta. Para Geovanna de Almeida Oliveira, estudante do 7º período da Licenciatura em Ciências Biológicas, a aula integrada conseguiu promover momentos importantes de cuidado e troca de experiências. “A atividade de yoga na educação é de extrema importância quando pensamos no caos do dia a dia, uma atividade que força a nossa parada, promovendo conexão e autocuidado. O bingo interdisciplinar, como o próprio nome diz, foi uma perfeita oportunidade para promovermos a integração entre o técnico e a graduação, contando com troca de conhecimento e muita animação!”, contou.
A atividade foi organizada pelas professoras Cristiane Alvarenga Gajo, Joyce Silvestre de Sousa, Mariana Duó, Marina Farcic Mineo, Marvile Palis Costa Oliveira e Tássia de Souza Gonçalves, vinculadas às unidades curriculares de matemática, física aplicada, arte, criatividade e pensamento crítico, fisiologia vegetal, ecologia de organismos e populações, prática pedagógica VII e educação ambiental e sustentabilidade.
O sucesso da aula integrada já garantiu a continuidade da iniciativa, que deverá ter novas edições ao longo do ano, especialmente durante os sábados letivos, sempre com o objetivo de promover a integração, o aprendizado coletivo e a vivência de novas experiências entre os estudantes do IFTM Campus Uberaba.