Autismo

IFTM Campus Uberlândia Centro promove palestra e roda de conversa sobre o Transtorno do Espectro Autista

Evento é aberto para a comunidade externa e os interessados podem se inscrever pelo site do IFTM
Publicado em 14/04/2025 13:16 Atualizado em 16/04/2025 13:47
Compartilhe:
Compartilhe:
Interessados em participar podem fazer sua inscrição no site para ter direito a certificado de participação
Interessados em participar podem fazer sua inscrição no site para ter direito a certificado de participação
Crédito: Divulgação

O Campus Uberlândia Centro, do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), realiza, no dia 16 de abril de 2025, um evento dedicado à conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A atividade, que inclui uma palestra e uma roda de conversa, acontece a partir das 19h, no Auditório do campus. O objetivo é disseminar informações e promover o diálogo sobre o tema junto à comunidade acadêmica e externa. O momento é aberto à comunidade interna e externa do Campus e os interessados devem fazer a inscrição no site https://iftm.edu.br/eventos/palestraconscientizacaoautismo.

A programação terá início com a palestra intitulada "O Transtorno do Espectro Autista – TEA", que será ministrada pela Neuropsicóloga Talita Carolina Romualdo Rocha. A especialista abordará aspectos relevantes sobre o TEA, buscando ampliar o entendimento dos participantes sobre o transtorno.

Em seguida, ocorrerá uma roda de conversa com a participação de três estudantes do IFTM Campus Uberlândia Centro: Ana Beatriz Ramos Del Padre, Arthur Mundim e Caio Ribeiro Sorna, que atuarão como facilitadores. A mediação será feita por Marielle Neves e Taciana Perillo Ramos Del Padre, ambas mães atípicas. O espaço visa proporcionar uma troca de vivências e perspectivas sobre o autismo.

Taciana Perillo Ramos Del Padre, mãe atípica e também estudante do curso de Tecnologia em Marketing do Campus Uberlândia Centro, vai integrar a roda de conversa na noite de quarta (16). Ela destaca a importância de se debater o tema com a comunidade. “Sou uma mãe atípica e tento todos os dias mostrar para outras pessoas que o diagnóstico de autismo não é uma sentença, mas sim uma ferramenta para entendermos melhor os nossos filhos e também vermos que por ser um espectro nenhum autista é igual a outro. Acredito que conhecer é o primeiro passo para incluir, pois assim como nós também temos nossas individualidades as pessoas autistas têm as delas. Essa é uma missão extremamente importante. Como mãe de uma pessoa autista, tenho uma vivência única, cheia de amor, desafios e aprendizados; e isso me dá uma voz para sensibilizar, educar e transformar a sociedade. Autismo se entende com o coração. Venha se conectar com histórias reais”, afirma Taciana, que ainda reforçou que a roda de conversa para estudantes autistas ou mães atípicas que queiram se manifestar.

A iniciativa faz parte do projeto de extensão “Rodada de Palestras: Conectando Saberes para o Bem-Estar Social”, coordenado pela professora Poliana Cristo. O evento tem como público-alvo pais, responsáveis e demais interessados da comunidade interna e externa.

Abril Azul: Mês de Conscientização sobre o Autismo

A realização do evento no mês de abril é particularmente relevante, pois este período é globalmente reconhecido como o Mês de Conscientização sobre o Autismo, também chamado de Abril Azul. A data de 02 de abril marca o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, reforçando a importância de iniciativas que promovam a informação e a inclusão de pessoas no espectro autista.

Compartilhe:

Notícias relacionadas