IFTM Campus Uberaba oferece 300 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional, com inscrições abertas até amanhã, 22 de abril
Crédito: Divulgação
O IFTM Campus Uberaba está com inscrições abertas, até amanhã, 22 de abril, para três cursos gratuitos de Formação Inicial e Continuada (FIC), voltados à qualificação profissional de jovens e adultos. A iniciativa tem como objetivo ampliar as oportunidades de inserção no mercado de trabalho, fomentar o empreendedorismo e contribuir para a elevação da escolaridade.
Serão ofertadas 300 vagas, distribuídas entre os cursos de Empreendedorismo, Mundo do Trabalho e Microempreendedor Individual (MEI). As aulas acontecerão de forma presencial, sempre às segundas-feiras, das 19h às 22h, em escolas da rede municipal de Uberaba. O curso de Empreendedorismo será realizado na Escola Municipal Doutor Aluízio Rosa Prata; o de Mundo do Trabalho, na Escola Municipal Urbana Frei Eugênio; e o curso de MEI, na Escola Municipal Boa Vista.
Cada curso oferece 100 vagas, sendo 75 destinadas à ampla concorrência, 20 reservadas para candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos), quilombolas ou indígenas, e 5 para pessoas com deficiência. Para participar, é necessário ter no mínimo 16 anos e estar matriculado no Ensino Fundamental na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).
A seleção será feita por ordem de inscrição. Ou seja, quanto mais cedo o interessado se inscrever, maiores serão as chances de garantir uma vaga. Os demais inscritos formarão uma lista de espera e poderão ser convocados caso haja desistência.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet, na página do Processo Seletivo dos Cursos de Formação Inicial e Continuada. No ato da inscrição, é necessário preencher corretamente o formulário e anexar os documentos obrigatórios: CPF e documento de identidade.
A lista de inscritos será divulgada no dia 23 de abril. O resultado preliminar sai no dia 25, e o resultado final, no dia 30. Os candidatos convocados na 1ª chamada deverão realizar a matrícula entre os dias 30 de abril e 5 de maio. Todas as informações sobre o processo seletivo estarão disponíveis no site oficial do IFTM. Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato por e-mail com a Comissão Permanente de Processo Seletivo (COPESE).
Notícias relacionadas
- Qualificação e Conhecimento: IFTM encerra primeiras ações do Editora Capacita 2025 e anuncia continuação da programação
- Prorrogadas inscrições para relatos de experiências exitosas da Reditec 2025
- Seguem abertas as inscrições para o preenchimento de 200 vagas no curso Técnico em Administração a distância em Campina Verde
- Seguem abertas as inscrições para curso gratuito de Liderança Educacional focado em Inclusão e Acessibilidade no IFTM
- Programa Capacitação 4.0 da Unidade EMBRAPII do IFTM promove segunda edição do evento “Desvendando os Segredos do Processo Seletivo”
- IFTM seleciona estudantes para intercâmbio na África do Sul e Singapura