Integração acadêmica

Estudantes do Programa de Educação Tutorial do curso de Engenharia Agronômica do IFTM Campus Uberaba promovem recepção acolhedora e prática para os ingressantes

Atividades de integração incluem dinâmicas, momentos de acolhimento e minicurso em formato de dia de campo para aproximar os novos estudantes da vida acadêmica e do universo agronômico.
Publicado em 17/04/2025 11:06 Atualizado em 17/04/2025 11:10
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A imagem mostra um grupo de estudantes em uma área verde com terra, alguns estão segurando baldes e outros estão observando a cena
A imagem mostra um grupo de estudantes em uma área verde com terra, alguns estão segurando baldes e outros estão observando a cena
Crédito: Márcio Santana

Bolsistas do Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Engenharia Agronômica do IFTM Campus Uberaba organizaram uma programação especial para recepcionar os estudantes ingressantes: o PET Calouros, uma atividade contínua que visa integrar e acolher os novos alunos já nos primeiros dias de aula. A iniciativa conta com a parceria da coordenação do curso e envolve ações planejadas para promover o contato entre calouros, veteranos e docentes de forma leve, acolhedora e ao mesmo tempo informativa.

A programação teve início no dia 17 de março, com um encontro no Auditório Padre Agostinho Zago. Os calouros foram recebidos com falas dos bolsistas do PET, professores e da coordenadora do curso, professora Mychelle Carvalho. Após as boas-vindas, os estudantes participaram de uma dinâmica de integração e de um café coletivo, momento em que puderam se conhecer melhor e tirar dúvidas sobre a estrutura do curso, a rotina acadêmica e os desafios da nova fase.

No dia 12 de abril, foi realizado o minicurso “Práticas Agrícolas”, promovido no formato de dia de campo. A atividade foi conduzida por bolsistas do PET e professores do curso, que apresentaram conteúdos teóricos e práticos sobre temas como coleta de insetos-praga, identificação de doenças em plantas, avaliação de sistemas de irrigação, técnicas de amostragem de solos, entre outros. Além de aproximar os calouros da prática profissional, o minicurso despertou o interesse dos participantes por áreas específicas da Agronomia.

O tutor do PET Engenharia Agronômica, professor Márcio José de Santana, destacou a importância dessas ações para o engajamento dos estudantes logo no início da trajetória acadêmica. “É uma ferramenta também de auxílio no controle da evasão, pois estudantes em fase inicial do curso conseguem visualizar a profissão ainda nos primeiros semestres”, afirmou.

A estudante Bruna Vaz Miranda, que participou da programação, comentou sobre a relevância da iniciativa. “As atividades foram excelentes experiências de contato, técnica e de acolhimento, importante nos primeiros dias do curso”, disse, ressaltando como os momentos vivenciados ajudaram na adaptação à nova rotina.

A atividade PET Calouros está vinculada à disciplina de Introdução à Engenharia Agronômica e terá continuidade ao longo do ano com novas ações planejadas. A proposta é criar um ambiente de aprendizado colaborativo e fortalecer os vínculos entre os estudantes, contribuindo para uma formação mais completa e acolhedora desde o início da graduação.

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