Partiu IF

Programa “Partiu IF” inicia aulas com acolhimento, motivação e foco para o ingresso no IFTM

Aula inaugural do projeto foi realizada na terça-feira, 15 de abril, na unidade 2 do Campus Uberaba Parque Tecnológico, reunindo estudantes da rede pública e professores dos campi Uberaba e Uberaba Parque Tecnológico
Publicado em 18/04/2025 19:42 Atualizado em 18/04/2025 23:50
Compartilhe:
Compartilhe:
A imagem mostra um grupo de estudantes em fila sob um toldo verde. Os estudantes estão com mochilas e roupas casuais, parecendo aguardar algo, possivelmente a entrada em um prédio ou sala de aula. O ambiente é externo e está próximo a um edifício com janelas de moldura verde. Essa cena reflete um cenário escolar comum, onde alunos estão enfileirados
A imagem mostra um grupo de estudantes em fila sob um toldo verde. Os estudantes estão com mochilas e roupas casuais, parecendo aguardar algo, possivelmente a entrada em um prédio ou sala de aula. O ambiente é externo e está próximo a um edifício com janelas de moldura verde. Essa cena reflete um cenário escolar comum, onde alunos estão enfileirados
Crédito: Natália Moraes

O Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) deu início, na tarde de terça-feira, 15 de abril, às atividades do programa “Partiu IF” dos campi Uberaba e Uberaba Parque Tecnológico. A aula inaugural marcou o ponto de partida para uma nova etapa na trajetória de dezenas de estudantes do 9º ano da rede pública, interessados em ingressar nos cursos técnicos integrados ao ensino médio oferecidos pela instituição.

A aula teve como objetivo apresentar o funcionamento do cursinho e motivar os participantes. Responsável por conduzir a abertura, o professor Wellington José Custódio dos Santos falou sobre o compromisso exigido dos estudantes e destacou a importância da dedicação. “Estudar é cansativo, principalmente no contraturno, mas quem planta hoje colhe amanhã. Nada vem sem esforço”, afirmou.

Além de abordar questões práticas sobre o projeto, como o preenchimento de dados para recebimento da bolsa de R$ 200,00 — auxílio destinado ao custeio de despesas como alimentação e transporte —, o professor alertou sobre a necessidade de frequência e engajamento. “Se você está vindo pela bolsa, não falte. Frequência é fundamental. O investimento no programa é alto e precisa ser valorizado”, destacou.

Wellington também trouxe uma reflexão sobre o papel do estudante e a importância da autonomia nos estudos. “Não se engane pensando que ir à escola é estudar. Estudar é em casa, é sozinho, com disciplina. O professor orienta, mas quem realmente aprende é o aluno que se dedica”, disse.

Durante a aula, foi exibida uma mensagem gravada pelo reitor do IFTM, professor Marcelo Ponciano, que deu as boas-vindas aos estudantes. “Hoje começa um desafio importante para vocês. Parabéns pela iniciativa de estarem aqui. Contamos com vocês no IFTM por vários anos”, declarou.

A professora Márcia do Nascimento Portes também participou da recepção, conversando com os pais e responsáveis. Ela destacou a importância do envolvimento das famílias no processo e apresentou os dias e horários das aulas: as turmas do “Partiu IF” se reunirão às terças e sextas-feiras, das 13h às 17h25.

A aula inaugural contou ainda com a presença de professores que irão atuar no cursinho. O professor José Henrique Bizinoto, docente de Matemática do Campus Uberaba, destacou a importância do projeto. “Espero contribuir bastante para que esses estudantes venham, futuramente, estudar conosco. O lugar onde trabalhamos é o melhor para se aprender”, afirmou. Já o professor Kléber Gonçalves do Nascimento, também de Matemática, ressaltou o comprometimento dos alunos presentes: “Se o estudante saiu de casa à tarde para vir estudar, ele já demonstra intenção de crescer. A expectativa é muito positiva.”

Estudantes também manifestaram suas expectativas com o Programa. Valentina Maria Trindade da Silva, de 14 anos, aluna da Escola Estadual Presidente João Pinheiro, afirmou que conheceu o “Partiu IF” por meio de sua professora e deseja cursar os técnicos em Alimentos ou Administração. Laura Rodrigues de Castro Simão, da Escola Cívico-Militar José Geraldo Guimarães, disse que deseja ingressar no curso de voltado para computação e informática.

José Roberto Lopes de Almeida Filho, estudante da Escola Celina Soares de Paiva, pretende seguir para a área de Agronomia. Clara Almeida Teófilo, da Escola Municipal Professor Anísio Teixeira, espera que o “Partiu IF” a ajude a conquistar uma vaga no IFTM.

Outros jovens também demonstraram entusiasmo. Cláudio Victor Cunha dos Reis, da Escola Municipal Professor Eugênio Chaves, contou que conheceu o projeto por meio da professora de Ciências. “Espero um aprendizado de qualidade. Meu objetivo é Desenvolvimento de Sistemas”, disse. Laura Valentina, da Escola Municipal Professora Estela Chaves, declarou que pretende cursar Agro. Já Letícia Moreira Francelino, da Escola Estadual Presidente João Pinheiro, afirmou: “Quero aprender muito e passar para o curso de Alimentos.”

Sobre o “Partiu IF”

O Partiu IF é um programa nacional que busca ampliar o acesso de estudantes da rede pública à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Voltado para alunos do 9º ano do ensino fundamental, o projeto oferece aulas e atividades de reforço com foco na recuperação de aprendizagens e no desenvolvimento de competências necessárias para o ingresso e a permanência no ensino médio técnico.

No IFTM, o programa é realizado em parceria com a SETEC e a SECADI, do Ministério da Educação, e contará com 10 turmas distribuídas entre os campi Uberaba, Uberaba Parque Tecnológico, Uberlândia, Paracatu, Patrocínio, Patos de Minas, Ituiutaba e Avançado Campina Verde. A iniciativa é voltada a estudantes de baixa renda, oriundos de escolas públicas, e que se autodeclaram pretos, pardos, quilombolas, indígenas ou pessoas com deficiência. As aulas têm conteúdos alinhados ao processo seletivo dos cursos técnicos integrados ao ensino médio da Rede Federal.

Compartilhe:

Notícias relacionadas