#PartiuIF

IFTM Campus Patrocínio inicia programa #PartiuIF com Aula Inaugural para novos participantes

O programa #PartiuIF tem como objetivo o enfrentamento das desigualdades étnico-raciais na educação
Publicado em 22/04/2025 19:30 Atualizado em 22/04/2025 19:33
Compartilhe:
Compartilhe:
Estudantes do Programa #PartiuIF participam da Aula Inaugural no IFTM Campus Patrocínio.
Estudantes do Programa #PartiuIF participam da Aula Inaugural no IFTM Campus Patrocínio.
Crédito: Jeanne Gonçalves

No último dia 14, o IFTM Campus Patrocinio deu inicio às atividades do #PartiuIF, no Auditório do Campus, com a realização da Aula Inaugural. O evento marcou o começo de uma semana especial, repleta de atividades de integração voltadas aos estudantes, com foco em informação, acolhimento e o início das aulas em sala.

A estudante Mariana, integrante da Turma 2 do Programa, compartilhou sua experiência neste início de jornada:

"Eu amei os professores, amei a compreensão, a educação e a paciência que eles têm por nós",

Além disso, ela destacou a infraestrutura do Campus e refletiu sobre a oportunidade que conquistou e sobre os planos para o futuro. 

"Tenho certeza que pra mim será a melhor experiência que eu consegui, graças ao curso gratuito. Eu fico muito feliz e agradeço muito. Eu espero que dê tudo certo para eu conseguir, no próximo ano, fazer o ensino médio aqui".

Com duração prevista até dezembro deste ano, o programa #PartiuIF no Campus Patrocínio atende 80 alunos, distribuídos em duas turmas, reafirmando o compromisso do IFTM com a inclusão e a educação pública e de qualidade.

 

O Programa #PartiuIF

O Programa Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidades para acesso de estudantes da rede pública de ensino à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tencológica - PartiuIF tem como objetivo o enfrentamento das desigualdades étnico-raciais na educação, por meio da oferta de aulas e atividades voltadas para a recuperação das aprendizagens. 

O programa é destinado a estudantes do 9˚ ano do Ensino Fundamental que cursaram integralmente a educação o Ensino Fundamental na rede pública de ensino, negros, quilombolas, indígenas ou que tenham deficiência e renda familiar per capita de até um salário-mínimo.

Para Jeanne Gonçalves, uma das coordenadoras, "o projeto é importante porque oferece oportunidades para a população em situação de vulnerabilidade social. O PartiuIF vem para colaborar com a diminuição das desigualdades educacionais. Além disso, o IFTM abre as portas para novos estudantes e profissionais."

 

 

Compartilhe:

Notícias relacionadas