Doutorando do IFTM Uberaba participa de missão espacial simulada e aplica conhecimentos em projetos com comunidades indígenas
Crédito: Hutson Roger Silva
O estudante Hutson Roger Silva, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica (PPGET) do IFTM Campus Uberaba, foi selecionado para participar do Curso Experimental de Astronauta Análogo, promovido pela WOGEL SpaceLab, empresa brasileira especializada em treinamentos e pesquisas aeroespaciais. A experiência incluiu uma missão simulada de 72 horas em uma estação espacial análoga móvel, considerada única no mundo, com foco em formação científica, tecnológica e pedagógica.
Selecionado entre candidatos de todo o Brasil, Hutson recebeu a patente de Cadete e o reconhecimento como um dos primeiros astronautas análogos do país. Ele também foi convidado a atuar como embaixador da iniciativa em futuras edições do curso. Durante a imersão, participou de atividades envolvendo robótica, cápsulas de transporte, satélites, foguetes e montagem de protótipos, além de discussões sobre aplicações educacionais dessas tecnologias.
A participação no curso está diretamente relacionada ao projeto de doutorado que Hutson desenvolve no PPGET, voltado à criação de uma Comunidade de Aprendizagem em robótica em aldeias indígenas. A proposta é construir, junto às comunidades, práticas educativas baseadas em tecnologias e prototipagem, promovendo inclusão digital, inovação e valorização do saber local.
“A experiência como astronauta análogo me permitiu vivenciar, na prática, metodologias que posso adaptar para projetos de extensão com enfoque em educação tecnológica. Além da parte técnica, o curso reforçou a importância do trabalho em equipe, da comunicação e da criatividade, aspectos fundamentais na atuação com as comunidades indígenas”, explica o doutorando.
O professor Bruno Pereira Garcês, orientador de Hutson no doutorado, também destacou a trajetória e o compromisso do estudante com a educação tecnológica:
“Hutson é egresso de cursos técnico e superior do IFTM e agora está no Doutorado. É uma satisfação poder orientá-lo neste trabalho de grande importância para a educação profissional e tecnológica, integrando a robótica, elementos de astronomia e as comunidades de aprendizagem com povos originários do norte do país. Estamos aprendendo muito com sua experiência na região do Oiapoque e com os povos da região. O destaque de Hutson na WOGEL SpaceLab é fruto de sua dedicação e empenho em ações de educação tecnológica, pesquisa e extensão.”
O Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica (PPGET) do IFTM Campus Uberaba oferece cursos de Mestrado e Doutorado Profissional, com o objetivo de formar profissionais qualificados em Educação Tecnológica. O programa visa transferir conhecimentos para a sociedade, atender demandas específicas de arranjos produtivos e promover o desenvolvimento nacional, regional ou local. Além disso, busca o exercício da prática profissional avançada e transformadora, expandindo as atividades de educação de nível stricto sensu por meio da difusão da ciência, da tecnologia e da inovação no âmbito da Educação Profissional. Para mais informações, acesse o site do PPGET do IFTM Campus Uberaba.