Sete Lagoas

Reitor e equipe do IFTM visitaram espaço no qual será instalado o Campus Sete Lagoas

Visita marcou mais um momento de articulação institucional com a governança da cidade
Publicado em 20/04/2025 14:05 Atualizado em 22/04/2025 10:32
Compartilhe:
Compartilhe:
Espaço de instalação do futuro Campus Sete Lagoas está localizado em região privilegiada da cidade
Espaço de instalação do futuro Campus Sete Lagoas está localizado em região privilegiada da cidade
Crédito: Divulgação

 

O Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) participou, no dia 14 de abril, de uma audiência pública em Sete Lagoas para compartilhar com a população informações sobre o Campus Sete Lagoas, que será instalado na cidade. Antes da audiência, contudo, a comitiva do IFTM teve a chance de visitar o local onde será instalada a unidade. A visita oficial ao terreno onde será construído o novo campus da instituição na cidade reuniu representantes da Reitoria, autoridades municipais, lideranças políticas e membros da sociedade civil.

O reitor Marcelo Ponciano visitou pessoalmente o local onde o campus será construído. Segundo ele, a área foi considerada ideal por sua localização estratégica. “Todos os estudantes do IFTM Campus Sete Lagoas conseguirão chegar na escola com apenas um ônibus de qualquer lugar da cidade, porque o campus está situado ao lado do terminal central de ônibus”, destacou. O terreno fica também ao lado do restaurante popular, o que deve beneficiar os futuros estudantes. O reitor informou ainda que o alvará de construção pode ser liberado ainda este mês.

Mais do que uma simples visita, tratou-se de mais um momento importante de articulação entre o IFTM e outras instituições. Acompanhado por representantes do IFTM e do poder público municipal, o reitor Ponciano destacou o papel da Prefeitura da cidade e da Câmara dos Vereadores para receber o Instituto. “A prefeitura foi uma grande parceira, assim como a Câmara dos Vereadores aqui, na doação da área, que é altamente valorizada e bem localizada na cidade”, afirmou.

Autoridades locais destacaram a importância do IFTM na cidade

Autor do requerimento que permitiu a realização da audiência pública na Câmara dos Municipal, o vereador Caio Lúcius Valace De Oliveira Silva destacou a importância da chegada do IFTM na cidade. “O Instituto representa para todos nós um pilar importante para o nosso desenvolvimento econômico, social e humano. Com a chegada do campus, vamos formar nossos próprios profissionais, respeitando as vocações da nossa região. O político moderno precisa dialogar com todos os setores, mobilizar pessoas e estar antenado com o que a cidade realmente precisa. Esse movimento pelo IFTM é fruto desse tipo de articulação”, avaliou. “Sete Lagoas está se industrializando. Já temos grandes indústrias e precisamos formar técnicos à altura dessas demandas. A chegada do IFTM vai permitir que a cidade prepare sua própria mão de obra, sem depender de outros centros”, complementou o vereador.

O secretário municipal de Educação de Sete Lagoas, Fernando Campos Abreu Júnior, por sua vez, reforçou o papel estratégico da iniciativa: “Sete Lagoas é uma cidade polo, atendemos 16 municípios. Esse campus vai acrescentar muito em termos de formação e capacitação dos nossos alunos. Estamos torcendo para que tudo corra da melhor forma possível”.

Na audiência pública, ocorrida após a visita ao espaço do Campus, estiveram presentes ainda a assessora do deputado Reginaldo Lopes, Bárbara Reis; o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Renato da Silva Vieira; o superintendente Regional de Ensino de Sete Lagoas, Cláudio Renato Souza Abreu; além de outros vereadores, incluindo de cidades vizinhas, e representantes de outras instituições educacionais.

Estrutura Moderna para Educação de Qualidade

As obras para construção do Campus Sete Lagoas estão prestes a serem iniciadas. O projeto arquitetônico, detalhado no Termo de Referência 72/2024 da licitação da obra, prevê uma estrutura moderna e funcional, projetada para oferecer um ambiente propício ao ensino, pesquisa e extensão.

A área total construída será de 3.121,43 m², distribuída entre diversos blocos e espaços essenciais. O coração acadêmico será composto pelos Blocos Didáticos, designados como Bloco E, Bloco F, Bloco H e Bloco I (provavelmente abrigando salas de aula e laboratórios específicos, conforme os cursos a serem definidos), totalizando mais de 1.300 m² dedicados diretamente às atividades de ensino.

A gestão do campus ficará concentrada no Bloco Administrativo (Bloco B - Direção), com 228,41 m². Um espaço fundamental para a pesquisa e o estudo individual será a Biblioteca (Bloco K), projetada com 480 m².

Para o bem-estar e a convivência da comunidade acadêmica, o projeto inclui uma Lanchonete com sanitários (186,07 m²) e um Bloco de Sanitários adicional (Bloco J, com 439 m²). A recepção e controle de acesso serão feitos na Guarita (107,25 m²), localizada na entrada principal.

Um destaque do projeto é um amplo Pátio Coberto com estrutura metálica e cobertura em policarbonato, ocupando 820 m², que servirá como área de convivência, eventos e circulação protegida das intempéries. A infraestrutura se completa com uma Subestação Elétrica (35,25 m²) e uma Sala Elétrica (10 m²), garantindo o suporte energético necessário às atividades.

Além das edificações principais, o Termo de Referência detalha serviços de infraestrutura externa essenciais, como pavimentação interna e externa (incluindo piso intertravado, piso tátil e asfalto), urbanização e paisagismo (com plantio de grama e árvores), instalação de meio-fio, gradil no perímetro, bicicletário, rampas de acesso, calçadas externas, instalação de totem de identificação visual e adequação das redes de esgoto, água e elétrica, demonstrando a preocupação com a funcionalidade, acessibilidade e integração do campus ao seu entorno.

 

Compartilhe:

Notícias relacionadas