IFTM inicia programa PartiuIF em vários campi da instituição
Crédito: Comissões de Comunicação dos campi Patrocínio, Uberaba, Uberaba Parque Tecnológico e Uberlândia
O Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) deu início, na última semana, às aulas do Programa PartiuIF, curso preparatório voltado para estudantes que desejam ingressar no Ensino Médio Integrado aos Cursos Técnicos. As aulas inaugurais ocorreram em diversos campi da instituição, incluindo Ituiutaba, Patos de Minas, Patrocínio, Paracatu, Uberaba, Uberaba Parque Tecnológico e Uberlândia e foram focadas no acolhimento e motivação para o ingresso no IFTM.
O PartiuIF é uma iniciativa do Ministério da Educação que oferece formação gratuita e de qualidade para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. O objetivo é prepará-los para os processos seletivos dos Institutos Federais, proporcionando uma base sólida em disciplinas como Língua Portuguesa, Matemática e Redação. O curso é oferecido em formato presencial, com duas aulas semanais e duração até o mês de dezembro.
No Campus Patrocínio as aulas começaram no dia 14 de abril. As boas-vindas aos estudantes foi realizada no auditório, com atividades de integração, informação e acolhimento. Em seguida, os alunos seguiram para suas salas de aula. Em Patrocínio foram formadas duas turmas, atendendo 80 alunos. “Tenho certeza que para mim será a melhor experiência que eu consegui, graças ao curso gratuito. Eu fico muito feliz e agradeço muito. Eu espero que dê tudo certo para eu conseguir, no próximo ano, fazer o ensino médio aqui”, afirmou Mariana, integrante do programa, que ainda elogiou a infraestrutura do campus e os professores: “eu amei os professores, amei a compreensão, a educação e a paciência que eles têm por nós”.
Em Uberaba, as aulas do programa dos dois campi da cidade, Uberaba e Uberaba Parque Tecnológico, acontecem na mesma unidade e começaram simultaneamente, no dia 15 de abril. A recepção teve como objetivo apresentar o funcionamento do cursinho e motivar os participantes. Responsável por conduzir a abertura, o professor Wellington José Custódio dos Santos falou sobre o compromisso exigido dos estudantes e destacou a importância da dedicação. “Estudar é cansativo, principalmente no contraturno, mas quem planta hoje colhe amanhã. Nada vem sem esforço”, afirmou o professor.
No Campus Uberlândia a aula inaugural do programa foi no dia 16 de abril e, na recepção, os estudantes foram apresentados ao programa, à equipe de monitores, docentes e coordenação pedagógica, ao campus e ao IFTM. Também participaram de uma avaliação diagnóstica composta por 20 questões, sendo cinco de cada área do conhecimento: Português, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.
Além do reforço escolar, os estudantes participantes do PartiuIF receberão uma bolsa mensal no valor de R$ 200,00 (Duzentos reais), um auxílio destinado ao custeio de despesas como alimentação e transporte, condicionado ao cumprimento do percentual mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) de frequência nas atividades do curso.