Formação continuada

Servidores do IFTM Campus Patrocínio participam de formação sobre a produção de materiais didáticos na EPT

Evento integra o projeto de ensino "Formação continuada para docentes – Edição 2025"
Publicado em 24/04/2025 19:00 Atualizado em 24/04/2025 19:18
Compartilhe:
Compartilhe:

O material didático é, sem dúvida, um recurso pedagógico essencial no processo de ensino e aprendizagem. Ele atua como um fio condutor para as interações e, ao mesmo tempo, como uma ferramenta potencializadora da relação entre professor e estudante.

Mas, de que forma essas interações se manifestam no contexto da Educação Profissional e Tecnológica?

Para refletir sobre o tema e pensar soluções práticas, na tarde do dia 23 de abril, docentes e técnicos administrativos participaram do workshop "O material didático no contexto da Educação profissional e Tecnológica".

Ministrado pelo professor Rogério Justino, do Instituto Federal Goiano, o evento trouxe as discussões atuais sobre a necessidade de produção de materiais didáticos para a Educação Profissional e Tecnológica, especialmente para os cursos técnicos. O professor Rogério problematizou, também, a importância de se produzir recursos e materiais didáticos em âmbito institucional.

Na sequência, Maria Goretti dos Anjos e Jeanne Gonçalves, integrantes do Setor Pedagógico do Campus, mediou um debate sobre a realidade do Campus Patrocínio e do IFTM. Os professores discutiram a realidade local e as possbilidades de produção de um material didático próprio dos cursos e suas unidades curriculares, em consonância com a legislação e as necessidades de estudantes e docentes.

 

O projeto de Ensino “Formação continuada para docentes – Edição 2025”

Desenvolvido ao longo deste ano letivo, o projeto é uma ação proposta pela Coordenação Geral de Ensino, Pesquisa e Extensão (CGEPE) e Setor Pedagógico (SePe) do IFTM Campus Patrocínio. Ele objetiva iniciar uma reflexão crítica sobre a EPT e os diversos aspectos que compõem e podem influenciar o contexto educativo.

As ações acontecem pelo menos uma vez por mês e contam com a colaboração de convidados internos e externos. Serão abordadas as mais diversas temáticas, tais como a Educação Profissional e Tecnológica, a afetividade no processo de ensino aprendizagem, metodologias de ensino, o material didático no contexto da EPT, entre outras.

Para Jeanne Gonçalves, "o desenvolvimento deste trabalho se justifica principalmente pela criação de espaços para que nós, profissionais da educação, possamos refletir sobre nossas ações e repensar nossas práticas a partir de uma visão crítico reflexiva da profissão."

O projeto pretende contribuir para a implementação de ações educativas voltadas para uma melhor compreensão do papel da instituição escola enquanto formadora e para a continuidade de um trabalho significativo e de qualidade para a comunidade acadêmica.

Compartilhe:

Notícias relacionadas