conif

Nova data: III Seminário Nacional do Forcampo será realizado entre os dias 5 e 7 de agosto

Submissão de Relatos de Vivências desenvolvidas no Institutos Federais, no âmbito de cursos de Ensino Médio Integrado e Superiores, podem ser feitas até 31 de maio
Publicado em 30/04/2025 15:20 Atualizado em 30/04/2025 15:26
Compartilhe:
Compartilhe:
Imagem retangular de fundo branco. Centralizado o desenho simples de uma casa no campo. Ao lado do desenho está escrito Seminário Forcampo 2025. No rodapé da imagem temos um desenho em diferentes tons de verde que rementem ao campo.
Imagem retangular de fundo branco. Centralizado o desenho simples de uma casa no campo. Ao lado do desenho está escrito Seminário Forcampo 2025. No rodapé da imagem temos um desenho em diferentes tons de verde que rementem ao campo.
Crédito: Diretoria de Comunicação do Conif

No dia 23 de abril, durante reunião presencial, o Fórum de Educação do Campo (Forcampo) do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) definiu uma nova data para a realização do III Seminário Nacional de Ensino Agrícola e Educação do Campo, das Águas e das Florestas. Agora, o evento, que seria entre 27 e 29 de maio, ocorrerá de 5 a 7 de agosto, no Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais (IF SUDESTE MG) – Campus Barbacena.

A partir dessa alteração, também houve um ajuste na data para realizar a submissão de Relatos de Vivências desenvolvidas no Institutos Federais do Brasil, no âmbito de cursos de Ensino Médio Integrado e Superiores, do Edital Nº 06/2025 – Seminário Forcampo. O prazo final foi remarcado para 31 de maio de 2025.

São consideradas Vivências as experiências desenvolvidas nos cursos de Ensino Médio Integrado (EMI) e de Ensino Superior (licenciaturas e tecnológicos) no âmbito da Educação Agrícola e da Educação do Campo, as quais no seu desenvolvimento articulam elementos da EPT: Ensino, Pesquisa e Extensão voltados às populações do campo, das águas e das florestas, permeadas pelo trabalho, cultura, ciência e tecnologia.

Podem submeter propostas de Relatos Vivências, os servidores do quadro de pessoal permanente, dos Institutos Federais e professores substitutos e TAEs desde que se relacionem ensino, pesquisa e extensão.

Ao todo, serão selecionadas 30 vivências desenvolvidas nos Institutos Federais no Brasil, sendo cinco para cada linha temática: 1) Educação escolar indígena, 2) Educação escolar quilombola, 3) Educação escolar do campo; 4) Educação agroecológica; 5) Educação especial e inclusão; 6) Ensino agrícola integrado.

III Seminário Forcampo

O Seminário tem como objetivo discutir os desafios e oportunidades para o Ensino Agrícola e a Educação do Campo, das Águas e das Florestas no contexto do ensino, pesquisa e extensão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica considerando sua interiorização e democratização do acesso.

A programação buscará promover a socialização de experiências e a formação dos membros do Fórum de Educação do Campo (Forcampo), possibilitando uma compreensão mais ampla sobre o desenvolvimento integrado do ensino, pesquisa e extensão nos cursos auxiliando na formulação de diretrizes estratégicas para os Institutos Federais.

Esta edição do Seminário será estruturada em seis mesas temáticas, cada uma com a apresentação de cinco Relatos de Vivências, abordando os seguintes temas:

1. Educação escolar indígena

2. Educação escolar quilombola

3. Educação escolar do campo

4. Educação agroecológica

5. Educação especial e inclusão

6. Ensino agrícola integrado

A metodologia do evento prevê a apresentação dos Relatos de Vivências em cada mesa, seguida por uma palestra ministrada por um(a) profissional renomado(a) com experiência teórico-prática no respectivo tema.

Fonte: Diretoria de Cominicação do Conif (https://portal.conif.org.br/comunicacao/gerais/nova-data-iii-seminario-forcampo-5-a-7-agosto)

Compartilhe:

Notícias relacionadas