Oficinas gratuitas

Projeto Licemaker une robótica, impressão 3D e formação docente em oficinas abertas à comunidade

Atividades gratuitas têm início no mês de maio e estão abertas ao público geral a partir de 12 anos
Publicado em 05/05/2025 11:22 Atualizado em 05/05/2025 11:23
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Oficinas vão abordar modelagem e impressão 3D, arduino entre outros temas
Oficinas vão abordar modelagem e impressão 3D, arduino entre outros temas
Crédito: Divulgação (imagem ilustrativa)

O Campus Uberlândia Centro, do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), inicia neste mês o projeto de extensão “Licemaker – Licenciatura Maker: Robótica e Impressão 3D na Formação Docente e na Comunidade”. Promovido pelo curso de Licenciatura em Computação, o projeto é composto por uma série de oficinas práticas abertas ao público, com atividades voltadas para robótica, modelagem e impressão 3D, em ações que buscam aproximar a comunidade das tecnologias digitais.

As oficinas presenciais serão realizadas aos sábados, entre os meses de maio e junho, sempre das 7h às 12h, no Laboratório 4 do Campus Uberlândia Centro. O cronograma inclui encontros temáticos sobre plataforma Tinkercad (17/05), Arduino (24/05), Modelagem 3D (07/06) e Impressão 3D e Corte a Laser (28/06). A primeira ação, prevista para o dia 10/05, será dedicada à apresentação do projeto e à mobilização junto à comunidade. Os interessados devem fazer sua inscrição no endereço https://iftm.edu.br/eventos/licemaker. A participação nas oficinas é gratuita e aberta a pessoas a partir de 12 anos. Os participantes terão direito a certificados de participação, mediante participação nas atividades.

Segundo a professora Keila Nogueira, responsável pelo projeto, “as oficinas foram pensadas como módulos independentes, e cada participante poderá obter certificado por atividade concluída. A proposta é abrir as portas do campus para que mais pessoas possam ter acesso à experimentação tecnológica de forma prática e acessível”.

Curricularização da Extensão

A atividade cumpre uma das exigências da curricularização da extensão no ensino superior: o contato direto dos estudantes com a comunidade e a aplicação social do conhecimento construído em sala de aula. As oficinas fazem parte da disciplina Extensão I – Oficinas e Cursos, componente curricular do 5º período do curso, previsto no Projeto Pedagógico do Curso. A proposta é unir formação docente, produção de conhecimento prático e impacto social. “É um projeto de extensão que tem como base a disciplina Extensão I, onde os alunos precisam executar oficinas reais, abertas ao público, como parte da formação”, explica a professora Keila Nogueira, coordenadora da iniciativa.

De acordo com o Projeto Pedagógico do Curso, 10% da carga horária da Licenciatura em Computação é dedicada às Atividades Curriculares de Extensão (ACEs), desenvolvidas em formato de projetos, oficinas e eventos articulados ao ensino e à pesquisa. Essa abordagem permite que os estudantes sejam protagonistas na organização, execução e avaliação das ações de extensão, fortalecendo o diálogo entre a formação acadêmica e as demandas reais da sociedade.

A proposta é também uma forma de democratizar o acesso a tecnologias que muitas vezes estão restritas a espaços acadêmicos. Por meio de linguagem acessível e metodologias participativas, o evento busca ampliar o letramento digital e despertar o interesse por áreas como a robótica e o design 3D, mostrando que a ciência e a tecnologia podem ser ferramentas de transformação social.

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