IFTM lança Programa Excelência em Pesquisa
Crédito: Lucas Elias - Diretoria de Comunicação Social e Eventos do IFTM
Fortalecer a produção científica por meio da qualificação de servidores e estudantes, do fomento à participação em projetos estratégicos, da melhoria contínua de indicadores institucionais e da ampliação da visibilidade e do impacto social do conhecimento gerado é o objetivo do mais novo programa lançado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), o Programa Excelência em Pesquisa – Pesquisa com Propósito, Excelência como Padrão.
Proposto pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Propi) do IFTM, representada pela respectiva pró-reitora, Carolina Pimenta Mota, o programa foi apresentado a diversos gestores da reitoria e dos campi da instituição na última segunda-feira, 5, durante o II Encontro de Gestores da Pesquisa, da Pós-graduação e da Inovação do IFTM, ocorrido nos dias 5 e 6 de maio em auditório do Centro de Inovação do Parque Tecnológico de Uberaba.
Além da pró-reitora, estiveram presentes na cerimônia de lançamento, o reitor do IFTM, Marcelo Ponciano da Silva; a coordenadora Fapemig e pesquisadora em Desenvolvimento de Ciência, Tecnologia e Inovação do Parque Tecnológico de Uberaba, Melissa Miziara; a diretora-geral do Polo de Inovação/Unidade Embrapii do IFTM, Fernanda Jardim; e Igor Mota, vencedor do concurso de criação do logotipo do programa e estudante do curso de mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos do IFTM Campus Uberaba.
Marcelo Ponciano destacou em sua fala que o papel da reitoria do IFTM é justamente criar formas e mecanismos de desenvolvimento e avanço para a instituição como um todo, mantendo a garantia da autonomia de cada unidade e direção. Além disso, ressaltou a importância de parcerias do Instituto com empresas e outras instituições, especialmente no que diz respeito a inovação.
Melissa Miziara reforçou a importância do Parque Tecnológico para a cidade de Uberaba, no sentido de focar e favorecer a inovação e o empreendedorismo. Lembrou que o IFTM, pela sua localização na cidade, faz parte de tal parque e que assim, é uma instituição parceira e promotora de conhecimento e desenvolvimento, junto com diversas outras organizações que compõem o Parque Tecnológico de Uberaba.
Carolina Mota falou um pouco sobre as metas da área da pesquisa, da pós-graduação e da inovação que constam no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFTM, documento que norteia os rumos e caminhos do IFTM para o período de 2024 a 2028. Destacou que o Programa Excelência em Pesquisa vem também para auxiliar no atingimento dessas metas,
Fernanda Jardim apresentou o Polo de Inovação/Unidade Embrapii do IFTM, contando um pouco do seu surgimento em plena pandemia e mostrando alguns de seus números. Ressaltou que não são todos os Institutos Federais que possuem tal polo e que ele tem sido uma excelente ferramenta de desenvolvimento técnico-científico para Uberaba e outras cidades onde o IFTM tem campus, uma vez que já há projetos apoiados pelo polo que estão extrapolando os limites de sua cidade-sede, que é Uberaba. “Nosso objetivo é expandir ainda mais a nossa atuação, contemplando iniciativas de todas as unidades do IFTM”, reforçou Jardim.
Igor Mota relatou que foi estimulado a participar do concurso de criação do logotipo do Programa Excelência em Pesquisa por sua professora Érica Crosara, atual diretora de Pesquisa e Inovação do IFTM. “ A Érica sempre acreditou em mim, sempre me incentivou a participar das coisas, e nesse caso, ela sabia que eu já tinha habilidade em design gráfico. Daí me inscrevi no concurso e acabei ganhando. Fiquei muito feliz”, expressou o estudante.
II Encontro de Gestores da Pesquisa, da Pós-graduação e da Inovação do IFTM
O IFTM vem realizando encontros temáticos de áreas entre seus servidores desde o ano passado com a finalidade de abrir cada vez mais espaço para reflexão, escuta, troca de experiências, integração e fortalecimento de setores e da instituição como um todo.
Nessa linha, a Propi promoveu o II Encontro de Gestores da Pesquisa, da Pós-graduação e da Inovação do IFTM que teve a participação de gestores das áreas envolvidas de todos os campi da instituição e também da reitoria.
A programação do encontro contou com apresentações, atividades em grupo para discussão de pontos e apresentação de possíveis soluções e plano de ação para 2025, de forma a respeitar as especificidades de cada campus, mas também promover estratégias de desenvolvimento e crescimento em conjunto.