Sem celular

Estudantes do IFTM Campus Uberlândia Centro desenvolvem jogos de tabuleiro com foco educacional

Unidade Curricular Politécnica reúne alunos dos cursos técnicos integrados para criação de jogos lúdicos que aliam criatividade, estratégia e aprendizado
Publicado em 15/05/2025 14:58 Atualizado em 19/05/2025 10:30
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Jogos criados pelos estudantes abordou temáticas como higiene, alimentação saudável e violência contra mulher
Jogos criados pelos estudantes abordou temáticas como higiene, alimentação saudável e violência contra mulher
Crédito: Divulgação

O Campus Uberlândia Centro, do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), está promovendo uma atividade inovadora que une ludicidade, aprendizagem e integração entre cursos. Trata-se da Unidade Curricular Politécnica (UCP) “Criação de Jogos Educacionais não digitais”, conduzida pelos professores Kenedy Lopes Nogueira, Keila Chagas Nogueira e Polyana Aparecida Roberta Silva.

A proposta reúne estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio em Comércio, Desenvolvimento de Sistemas e Programação de Jogos Digitais. Os jovens são desafiados a criar jogos físicos, como tabuleiros e RPGs, com temáticas educacionais diversas. Sem utilizar celulares ou computadores, os alunos mergulham em processos de criação que envolvem mecânicas de jogo, regras, design e pesquisa de conteúdo.

“Agora com a proibição do uso de celular nas escolas, os alunos buscam novas formas de interação social. Por que não criar jogos de tabuleiro com a proposta de fixar o conteúdo e estimular o estudo? A ideia é não usar celular ou computador”, explica o professor Kenedy Nogueira, um dos responsáveis pela atividade.

Durante o processo, os estudantes desenvolvem jogos de tabuleiro com base em conteúdos curriculares, aprendem noções de design e narrativa e experimentam o jogo uns dos outros. “Nós criamos 10 tabuleiros nessa primeira rodada. Os estudantes elaboraram os tabuleiros, as perguntas, as regras. Depois, fizemos uma sessão em que todos jogaram os jogos dos colegas”, completa Kenedy.

Aprender jogando

A experiência tem sido marcada por envolvimento e entusiasmo dos participantes. Ana Clara Almeida Medeiros, aluna participante da UCP e campeã da primeira rodada de jogos de tabuleiro, destaca o impacto da atividade: “Eu estou gostando muito do conteúdo da UCP e mal posso esperar para chegar nos jogos de RPG. Eu aprendi um pouco mais sobre como mexer no Canva, sobre como funciona a impressão de folhas grandes (A3 e A2) e também aprendi como funciona o tabuleiro do lado de quem produz os jogos. A gente aprende muito mais quando está se divertindo, a gente grava mais”, avaliou a estudante.

Já Pyetro Aurélio Araújo da Silva, também estudante do Campus, afirma que o processo de criação torna o aprendizado mais atrativo: “Foi divertido e dinâmico, tanto na parte da criação, quanto na parte da pesquisa. A gente se diverte mais e é um assunto que a gente gosta, que é jogo”, afirmou Pietro.

Os jogos desenvolvidos abordaram temáticas como direitos humanos, higiene, alimentação saudável e outros conteúdos escolares diversos, promovendo conexões entre disciplinas e incentivando a resolução de problemas e o trabalho em grupo.

UCPs: integração e protagonismo estudantil

A Unidade Curricular Politécnica é uma modalidade pedagógica prevista no currículo dos cursos técnicos integrados, pensada para fomentar práticas interdisciplinares, transversais e inovadoras. Por meio das UCPs, estudantes de diferentes cursos e anos participam juntos de atividades práticas com foco em investigação científica, mediação sociocultural ou empreendedorismo.

Essa integração permite que os estudantes desenvolvam competências técnicas e sociais a partir de projetos com início, meio e fim bem definidos, articulando teoria e prática em contextos reais. As UCPs valorizam o protagonismo estudantil e a construção coletiva do conhecimento, como é o caso desta experiência com jogos educacionais físicos.

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