MARATONA FEMININA DE PROGRAMAÇÃO

Estudante do curso de Engenharia da Computação do IFTM Campus Uberaba Parque Tecnológico avança para a segunda fase da Maratona Feminina de Programação

Leticia de Melo Paulo competiu com 1.066 inscritas de diferentes regiões do país e ficou classificada entre as 130 participantes, agora segue para a 2ª fase nos dias 5 e 6 de julho na UNICAMP em Campinas/SP
Publicado em 20/05/2025 16:31 Atualizado em 20/05/2025 20:20
Compartilhe:
Compartilhe:

Crédito: Comunicação do Campus Uberaba Parque Tecnológico

A estudante Letícia de Melo Paulo, do 5º período do curso de Engenharia de Computação do IFTM Campus Uberaba Parque Tecnológico, participou da Maratona Feminina de Programação (MFP), evento que busca ampliar a participação de mulheres na área da computação, especialmente no ensino superior.

Realizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e apoiado pelo Instituto de Computação da UNICAMP (IC), este evento teve como objetivos:

● Estimular a participação feminina na Programação Esportiva

● Ampliar a participação feminina na Maratona de Programação (SBC);

● Proporcionar a formação de uma comunidade feminina de computação sólida na América Latina, através do incentivo à Computação, fundamentando um ambiente mais inclusivo, acessível, acolhedor e diverso;

● Estimular o raciocínio lógico a partir da apresentação de desafios computacionais.

A 1ª fase da MFP aconteceu no dia 26 de abril e teve uma adesão de 1.067 mulheres inscritas de diferentes regiões do país. Com caráter eliminatório, a prova teve duração total de 3 horas, na qual as competidoras utilizaram seus conhecimentos sobre computação e técnicas de programação para solucionar o maior número de problemas com a maior agilidade possível.

"Letícia vem atuando como monitora bolsista da disciplina de Algoritmos e Linguagem de Programação desde setembro 2024 até a atual data. Tem auxiliado os estudantes do 1ª período dos cursos superiores de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Engenharia de Computação. Ela é muito estudiosa e demonstra grande potencial" ressaltou o professor orientador Ernani Cláudio Borges. E foi com essa determinação e entusiasmo que ela se destacou entre as competidoras, demonstrando sua habilidade na área de tecnologia. Agora, ela segue para 2ª fase da MFP nos dias 5 e 6 de julho na UNICAMP em Campinas/SP.

“É uma oportunidade para estudantes demonstrarem seu potencial e se prepararem para futuras oportunidades acadêmicas e profissionais. Essa 2ª fase é mais complexa, testarão o raciocínio lógico, habilidades de programação e criatividade das participantes. A participação de Letícia reforça o compromisso do Campus Uberaba Parque Tecnológico com a formação de mulheres na área de tecnologia e o incentivo à participação feminina em concursos e eventos acadêmicos,” salientou a professora Daniela Resende Silva Orbolato.

 

 

Compartilhe:

Notícias relacionadas