Coordenação de extensão divulga a programação do IFEX 2025
Crédito: Comunicação do Campus Uberaba Parque Tecnológico
A coordenação de extensão (COEXT) do Campus Uberaba Parque Tecnológico (UPT) divulga a programação do evento Curricularização da Extensão (IFEX) que acontecerá no dia 24 de junho de 2025.
No período da manhã, das 8h às 11h30 na Escola Estadual Gabriel Toti, localizada na Av. do Tutuna, 901 - Núcleo Res. Tutunas, em Uberaba, será apresentada a Mostra dos projetos da Engenharia na quadra poliesportiva.
Já no período noturno, das 19h30 às 22h no IFTM unidade I, localizado na Av. Dr. Florestan Fernandes, 131, nas salas 114, 304 e miniauditório acontecerá a Mostra de softwares do ADS com a visitação de instituições externas e avaliação dos projetos.
A extensão enquanto processo educativo, cultural e científico, articulado ao ensino e à pesquisa de forma indissociável e de caráter multidisciplinar tem como objetivo a promoção da socialização da cultura e do conhecimento técnico-científico para a comunidade interna e externa.
Histórico da Curricularização da Extensão
Desde 2023, a COEXT do Campus UPT tem desenvolvido o evento IFEX em parceria com as escolas estaduais no intuito de oferecer aos estudantes a oportunidade de conhecer as diversas possibilidades de desenvolvimento de projetos dentro da instituição. O IFEX acontece a cada semestre, e segundo o coordenador de extensão, na época, Jefferson Beethoven Martins, a primeira edição em junho de 2023 esteve presente em 3 escolas estaduais.
No per´íodo da manhã, a visitação aconteceu na Escola Estadual Quintiliano Jardim. Contou com a participação dos estudantes do curso superior em Engenharia de Computação, apresentando os Projetos I, Química, Projetos II, Arquitetura, Projetos IV, Projetos VI. Houve participação de aproximadamente 300 estudantes da escola.
Já no período da tarde, as ações foram realizadas na Escola Estadual Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco onde os estudantes do curso superior em Engenharia de Computação, apresentaram os Projetos I, Introdução à engenharia, Química, Projetos V, Projetos VII, PDM, Arquitetura, Instalações elétricas. Houve participação de aproximadamente 350 estudantes da escola.
Ainda no mesmo dia, na Escola Estadual Boulanger Pucci, no período noturno, os estudantes do curso superior em Análise e Desenvolvimento de Sistemas puderam compartilhar os projetos desenvolvidos na disciplina de Extensão I, II, III, IV, V, VI. Houve participação de aproximadamente 100 estudantes da escola.
No segundo semestre de 2023, a coordenadora de extensão, na época, Natália Cristina Reis de Moraes realizou a segunda edição no mês de novembro na Escola Estadual América. A mostra de projetos atendeu cerca de 400 estudantes do 6º ao 9º ano.
Na oportunidade, a diretora na época, Pauliana Andrade de Melo disse “foi uma oportunidade incrível para que nossos alunos conhecessem de perto os projetos, estudantes e professores do IFTM. A troca de conhecimentos foi enriquecedora e despertou grande interesse dos alunos em dar continuidade aos estudos e explorar diferentes profissões. Essa parceria foi motivo de muita alegria, especialmente pelos reencontros com ex-alunos da nossa escola, que hoje brilham no IFTM e deram um verdadeiro show de dedicação e talento. Momentos como esses foram emocionantes e inspiradores! Esperamos que essa parceria continue crescendo e rendendo frutos, criando cada vez mais oportunidades para nossos estudantes.
No ano de 2024, em junho, o coordenador de extensão Frederico Renato Gomes realizou a terceira edição que se concentrou nos três turnos na Escola Estadual Horizonta Lemos. Foram apresentados os projetos desenvolvidos pelos estudantes do curso superior em Engenharia de Computação. Participaram dessa mostra os estudantes dos cursos técnicos em Eletrônica, Desenvolvimento de Sistemas e Computação Gráfica integrados ao ensino médio. A visitação atendeu cerca de 620 estudantes do ensino fundamental, médio e o Proeja.
Além da mostra de projeto, essa edição contou com a participação do Laboratório de Ideação (LABI). Segundo o coordenador Gustavo Finholdt, “levamos cerca de 40 impressões 3D de diversos tipos como batman, Goku, dragão articulado. Para a visualização de objetos automatizados, levamos a pista dos robôs segue linha, cujos robôs são de autoria própria. Em paralelo à mostra, fizemos também uma oficina de pintura de objetos 3D. Foram disponibilizados 200 bonecos 3D impressos para os alunos da escola estadual pintarem, e levarem para casa como brinde do Labi.”
A quarta edição do IFEX aconteceu em outubro durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), realizada no IFTM unidade I, localizado na Av. Dr. Florestan Fernandes, e atendeu cerca de 40 visitantes. Além disso, em novembro as ações se estenderam, e a visitação foi realizada na Escola Estadual Aurélio Luiz da Costa. A mostra atendeu cerca de 530 estudantes do ensino fundamental e médio.
Os eventos realizados nas escolas, vão além do processo educativo, cultural e científico, ajudam a promover e divulgar as formas de ingressos nos níveis de ensino médio e tecnológico e superior, traz uma demonstração na prática das potencialidades profissionais que o estudante pode desenvolver durante o curso no instituto, aprofundando o entendimento sobre o perfil de cada carreira no atual mercado de trabalho. Além disso, o contato entre IFTM e comunidade permite a construção de um diálogo, permitindo identificar demandas que possam ser abordadas e se tornarem futuros projetos, colaborando assim para a troca de conhecimento, a inclusão social e o desenvolvimento humano.