EPD 2024

Publicação reúne artigos do XI Encontro de Práticas Docentes, do Campus Uberlândia Centro

Documento também traz retrospectiva histórica das edições anteriores do evento
Publicado em 28/05/2025 14:19 Atualizado em 28/05/2025 14:20
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Anais do EPD 2024 trazem artigos apresentados no evento e histórico das edições anteriores do evento
Anais do EPD 2024 trazem artigos apresentados no evento e histórico das edições anteriores do evento
Crédito: Guilherme Brasil/IFTM Udicentro

O Campus Uberlândia Centro, do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), publicou os registros do XI Encontro de Práticas Docentes (EPD), realizado em 2024 com o tema Inteligências Artificiais e Tecnologias Generativas na Educação. O documento reúne os artigos apresentados no evento e inclui, pela primeira vez, uma retrospectiva das edições anteriores do encontro.

Ao todo, os anais reúnem 28 produções, entre relatos de experiência, estudos de caso e propostas de intervenção voltadas para a formação docente e o uso de tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem. Entre os temas abordados estão o uso do ChatGPT em sala de aula, estratégias de gamificação no ensino remoto e práticas de letramento digital com professores da rede pública.

Além do conteúdo técnico, o material traz uma seção especial dedicada à memória institucional do EPD, com fotos de edições anteriores e uma linha do tempo com os temas abordados desde a criação do evento. “Nosso objetivo é registrar, de forma afetiva e documental, a trajetória do evento e seu papel na formação docente ao longo do tempo”, destaca Keila Nogueira, membro da comissão organizadora.

O XI EPD foi promovido pelo curso de Licenciatura em Computação do Campus Uberlândia Centro e reuniu estudantes, docentes e profissionais da área educacional em torno de discussões sobre inovação e práticas pedagógicas. A publicação dos anais representa mais um passo na valorização da produção acadêmica e do compartilhamento de experiências no âmbito da formação docente.

O documento está disponível para acesso público e pode ser consultado digitalmente pela comunidade acadêmica e interessados no tema.

 

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