Eventos Institucionais

Educação Ambiental ganha núcleo no IFTM

A iniciativa foi lançada no dia 2 de junho, na reitoria da instituição, durante a realização da Semana do Meio Ambiente 2025, reforçando o compromisso do Instituto com o desenvolvimento sustentável
Publicado em 11/06/2025 12:00 Atualizado em 11/06/2025 12:34
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Foto colorida dos debatedores e do mediador da mesa-redonda de lançamento do Núcleo de Educação Ambiental do IFTM. Da esq. para a dir.: Wagner, Joyce, Humberto (coordenador de Sustentabilidade do IFTM), Flávio e Gabriel
Foto colorida dos debatedores e do mediador da mesa-redonda de lançamento do Núcleo de Educação Ambiental do IFTM. Da esq. para a dir.: Wagner, Joyce, Humberto (coordenador de Sustentabilidade do IFTM), Flávio e Gabriel
Crédito: Cinthia Franzin Sousa - Diretoria de Comunicação Social e Eventos (DCSE) do IFTM

Pensar o desenvolvimento sustentável envolve refletir profundamente sobre o modo de vida que a humanidade vem levando, em seus diversos aspectos: econômico, social, ambiental, cultural, político, espiritual. Assim, a sustentabilidade é muito mais do que uma temática de áreas específicas. Ela envolve tudo e todos e pode determinar a “quantidade” e a qualidade de vida para os seres viventes neste planeta.

Com esse pensamento e diante desse desafio, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) criou o Núcleo de Educação Ambiental (NEA), lançado para a comunidade acadêmica no dia 2 de junho na reitoria da instituição, durante a realização da Semana do Meio Ambiente 2025.

O lançamento ocorreu em formato de mesa-redonda, da qual participaram Wagner Rodrigues da Silva, professor da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM); Joyce Silvestre de Sousa, docente do IFTM Campus Uberaba; Gabriel Pereira Lopes, professor do IFTM Campus Uberlândia Centro; e Flávio Caldeira Silva, pró-reitor de Ensino do IFTM, que moderou a mesa, sendo que os debatedores são estudiosos e especialistas em temáticas ambientais.

Wagner trouxe a reflexão sobre a necessidade de profundas transformações na educação, que devem enfatizar a formação e a prática de virtudes, o reconhecimento da importância dos valores humanos. “Não há a menor possibilidade de desenvolvimento de sociedades sustentáveis se não assumirmos a nossa evolução espiritual. A educação, assim, precisa ser voltada para evolução do Ser e para o sentido verdadeiro da Vida”, destacou Silva.

Joyce e Gabriel participaram ativamente da criação do NEA do IFTM. Em suas falas destacaram então o caminho trilhado pelo IFTM desde 2021 até o lançamento oficial do Núcleo. “Desde a gestão passada, com a reitora Deborah à frente do IFTM e com Humberto Minéu, na época à frente da Pró-reitoria de Administração, a Sustentabilidade foi ganhando corpo na instituição, sendo discutida e aparecendo no organograma. Hoje contamos com uma Coordenação de Sustentabilidade, o que representa um grande avanço para o IFTM, pois é um setor voltado para a questão em âmbito institucional responsável por pensar, propor e criar diretrizes e normativas que devem ser seguidas por todas as unidades do IFTM”, relatou Joyce.

Gabriel falou um pouco do que já vem sendo feito em seu campus em termos de sustentabilidade. Mostrou alguns dos projetos que coordena enquanto professor de Biologia, destacando que a Educação Ambiental passa por pequenas ações e atitudes do cotidiano. “Nenhuma mobilização começa grande. Vejamos o caso da Greta Thunberg, que ficou mundialmente conhecida. Ela ‘matava’ aula toda sexta à tarde para ir protestar sozinha em frente ao parlamento contra as mudanças climáticas. Com o passar do tempo, pessoas foram se juntando a ela, e ela ganhou voz e vez no mundo todo. Cabe a você decidir se a história de Greta te inspira ou não”, provocou o professor.

Sobre o NEA do IFTM

No último dia 30, o Conselho Superior do IFTM aprovou a criação do Núcleo de Educação Ambiental por meio da resolução número 476. De acordo com o documento, o NEA tem a finalidade de promover a educação ambiental no âmbito do ensino, da pesquisa e extensão, em sintonia com a legislação vigente, na aplicação da Política Nacional de Educação Ambiental, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental e as agendas globais e nacionais em prol do desenvolvimento sustentável, reconhecidas pela Política de Sustentabilidade e Administração do IFTM e alinhado ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

O Núcleo será composto por 1 representante de cada campus e das pró-reitorias finalísticas do Instituto, e seu respectivo substituto. Os servidores indicados para comporem o NEA deverão ser integrantes do quadro permanente do IFTM e terem formação e/ou atuação afim à educação ambiental, indicado mediante consulta aos servidores por email.

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