Do favo ao frasco: estudantes da Escola Estadual Francisco Cândido Xavier vivenciam apicultura no IFTM Campus Uberaba
Crédito: Américo Iorio Ciociola Jr
Com o objetivo de aproximar estudantes do ensino médio da realidade da apicultura e da importância ambiental das abelhas, o IFTM Campus Uberaba realizou, ontem, 10 de julho, uma atividade prática com alunos da Escola Estadual Francisco Cândido Xavier. A visita à Casa de Mel integra o projeto de extensão "Formação e recrutamento de pequenos defensores e propagadores da importância das abelhas para o homem e meio ambiente", vinculado à disciplina de Apicultura nos cursos de Bacharelado em Engenharia Agronômica, em Zootecnia e Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio.
O Projeto é coordenado pelo professor Américo Iorio Ciociola Jr. e conta com a participação da professora Ana Carolina Fávero, do estudante Rafael de Oliveira Chaves, do curso de Engenharia Agronômica, e de Aline Fidelis Marques, que cursa Zootecnia. Ambos atuam no projeto com apoio institucional por meio de bolsas de extensão. A iniciativa também conta com a colaboração do vereador Ripposati Filho.
Na ocasião, os alunos puderam acompanhar todas as etapas da extração e do processamento do mel. Para a bolsista Aline Fidelis, vivenciar o cotidiano da apicultura e compartilhar conhecimentos com estudantes da rede básica é uma experiência enriquecedora. Segundo ela, "a parte prática é a melhor parte, onde vivenciamos o dia a dia da atividade apícola, podendo observar as etapas de extração e processamento. E o melhor: podemos provar o mel do IFTM Campus Uberaba, que é muito bom".
A professora Vanessa de Cássia Pessoa, de Biologia, avaliou a atividade: "Foi muito relevante. Os alunos demonstraram bastante interesse. É fundamental promover momentos como esse, em que se sai da teoria e se conhece outros espaços de aprendizagem, ampliando o contato com a educação ambiental e com temas como a preservação das abelhas e do meio ambiente".
O técnico de Laboratório Marco Aurélio Santana também relatou sua impressão: "Foi uma manhã de muito aprendizado para nós, muito interessante. Os estudantes aproveitaram a oportunidade para conhecer melhor as abelhas, bem como o processo de produção e de processamento do mel. Senti-me gratificado por participar".
O estudante Cláudio Mayone Reis, do 2º ano do ensino médio, declarou: "Foi uma aula bastante interessante. Aprendi mais sobre as abelhas, como ocorre a extração do mel e da cera, além de compreender como o mel é transferido para os recipientes. Tive acesso a muitos conhecimentos novos hoje".
Já Isabella de Almeida Lima comentou: "Achei a atividade muito interessante, especialmente a parte em que realizamos a raspagem do mel e o momento em que tivemos a oportunidade de degustá-lo".
A proposta prevê outras cinco palestras em escolas municipais, estaduais e particulares de Uberaba, com retorno posterior dos estudantes ao campus para novas atividades práticas de apicultura.