PartiuIF

PartiuIF no IFTM fortalece sonho do Ensino Médio Integrado

Iniciativa, que oferece curso preparatório gratuito e bolsa-auxílio, já colhe frutos com o engajamento de estudantes em sete campi da instituição
Publicado em 21/07/2025 15:45 Atualizado em 21/07/2025 15:51
Compartilhe:
Compartilhe:
Turma do PartiuIF do Campus Paracatu após receberem o kit programa oferecido pelo Governo Federal, composto por uma bolsa, caneta, caderno, caneca e uma camisa personalizada
Turma do PartiuIF do Campus Paracatu após receberem o kit programa oferecido pelo Governo Federal, composto por uma bolsa, caneta, caderno, caneca e uma camisa personalizada
Crédito: Comunicação Social - Campus Paracatu

Após um processo seletivo que mobilizou centenas de jovens, o Programa PartiuIF no Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) conclui seu primeiro trimestre de atividades com um balanço positivo. A iniciativa, voltada para estudantes do 9º ano de escolas públicas, visa prepará-los para os processos seletivos do Ensino Médio Integrado, promovendo igualdade de oportunidades e democratizando o acesso à educação de excelência da Rede Federal.

Com o curso em andamento, o sentimento de propósito e confiança se fortalece entre os participantes. Júnia Alves, estudante do PartiuIF no Campus Patos de Minas, destaca o impacto duplo do programa: “Tenho gostado bastante do projeto porque ele está me ajudando não somente na preparação para a prova no fim do ano, mas também nas matérias da escola. Os conteúdos reforçam o que vejo em sala de aula e me ajudam a entender melhor as disciplinas.”

Seu colega, Diogo Ariel, complementa, ressaltando o aspecto comunitário da jornada: “Estou gostando muito do PartiuIF! Cada encontro no IF me deixa mais confiante e animado para seguir em frente. É bom saber que não estou sozinho nessa caminhada. Vamos com tudo rumo ao IF!”

Além do reforço em Língua Portuguesa, Matemática e Ciências, o PartiuIF proporciona uma imersão no ambiente acadêmico. Os estudantes recebem uma bolsa-auxílio de R$ 200,00, condicionada à frequência, para ajudar com despesas de transporte e alimentação.

Para o professor Fagner Mesquita, do IFTM Campus Paracatu, o programa vai além das salas de aula. “O impacto do Partiu IF na sociedade é algo que me orgulha muito. Ao focar em estudantes de escolas públicas que, muitas vezes, chegam com uma formação heterogênea, o programa age diretamente na redução das desigualdades educacionais. Estamos ofertando a esses jovens uma oportunidade de acesso a uma educação de qualidade. Isso não só amplia consideravelmente suas perspectivas futuras, mas também fortalece a base educacional de toda a comunidade”, explica.

Essa percepção é compartilhada pelos próprios alunos. Natália Adriane, também de Paracatu, afirma: “Participar do Partiu é muito bom e me tranquiliza bastante em relação à prova. O programa foi uma ideia muito significante, já que muitos não tiveram a mesma oportunidade e base de ensino que temos aqui”.

A iniciativa também se mostra uma experiência formativa para os monitores, como relata Natália Vitória Carvalho, monitora do programa no Campus Paracatu: “Estar no projeto é muito importante, pois estou participando de uma etapa fundamental para esses adolescentes. O impacto que isso gera na sociedade é muito grande, pois assim a sociedade vê que a instituição está preocupada em equilibrar os conhecimentos dos participantes”.

A pró-reitora de Extensão, Cultura e Esporte do IFTM, Danielle Paoloni, define o programa como uma ação estratégica alinhada à missão dos Institutos Federais. “O PartiuIF representa o compromisso com a democratização do conhecimento. É uma ação que dialoga com os princípios da extensão: escuta ativa, presença nos territórios e articulação com as juventudes. Quando um estudante ingressa no PartiuIF, ele está afirmando que acredita no seu futuro e nosso papel, enquanto gestores, é garantir que ele tenha as condições para chegar e permanecer. Que possamos fortalecer essa rede de ações, de afeto e de oportunidade.”

Com duração prevista até dezembro, o PartiuIF segue firme em seu propósito de nivelar conhecimentos, inspirar futuros e transformar vidas, consolidando-se como uma ponte essencial entre a educação básica e o ensino técnico federal de qualidade.

Compartilhe:

Notícias relacionadas