IFTM Campus Uberaba promove formação sobre racismo, direito e justiça restaurativa
Crédito: Divulgação
O IFTM Campus Uberaba promove, no dia 4 de agosto de 2025, o curso “Tecendo a Justiça – Direito Antidiscriminatório e História das Relações Raciais”, das 8h às 17h, no auditório anexo à Coordenação Geral de Atendimento ao Educando (CGAE). Voltada a servidores, a formação propõe uma reflexão crítica sobre a discriminação racial no Brasil, considerando suas origens históricas e implicações jurídicas, em diálogo com os princípios da justiça restaurativa e práticas voltadas à equidade racial e à transformação social.
A atividade será conduzida por meio de exposições dialogadas, com apoio de materiais audiovisuais, estudos de caso e um ambiente virtual para leituras complementares. A programação foi organizada em dois períodos interligados, que percorrem desde a construção histórica do racismo até as possibilidades jurídicas de reparação e justiça antidiscriminatória.
Pela manhã, o tema em destaque será “A Construção Histórica do Racismo e a Criminalização da População Negra”. Serão abordados desde as origens do conceito de raça até a institucionalização do racismo no Brasil, com ênfase nas políticas criminais que historicamente marginalizaram a população negra.
À tarde, o curso tratará de “Direito Antidiscriminatório, Justiça Racial e Estudos de Caso”, com aprofundamento nas teorias jurídicas e sociais de combate à discriminação racial, nos direitos garantidos pela legislação brasileira e em exemplos emblemáticos de enfrentamento ao racismo. Serão também apresentadas práticas restaurativas e estratégias de reparação histórica. Ambas as etapas da formação serão conduzidas pelos professores Flávio Júnio Neres Muniz e Vanilda Honória dos Santos.
Com ampla trajetória acadêmica e experiência na área, os dois docentes somam formações e pesquisas voltadas à temática racial. Vanilda Honória dos Santos é doutora em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestre em Filosofia e graduada em Filosofia e Direito pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atua em temas como direito e relações raciais, educação jurídica antirracista, direitos quilombolas, pluralismo jurídico afrodiaspórico e reparação da escravidão.
Flávio Muniz é mestre em História Social pela UFU, com foco nas resistências de escravizados e nas relações jurídico-sócio-políticas no contexto brasileiro. Graduado em História e Direito, desenvolve pesquisas sobre racismo estrutural e desigualdade social, além de atuar como escritor e pesquisador de História da África e da diáspora africana.
A formação integra os esforços do campus para promover um ambiente educacional mais inclusivo, pautado na justiça social e no reconhecimento das múltiplas trajetórias que compõem a sociedade brasileira.
O curso “Tecendo a Justiça – Direito Antidiscriminatório e História das Relações Raciais” é uma iniciativa do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas e da Coordenação de Assuntos Étnico-raciais e Indígenas do Campus Uberaba.
As inscrições podem ser feitas na página do evento.