Mobilidade e Intercâmbio

Mais que um idioma: Intercâmbio na França expande horizontes e transforma a vida de estudantes do IFTM

Iniciativa, fomentada pelo edital La Tour Eiffel, reforça laços da instituição com a França e proporciona desenvolvimento acadêmico, profissional e pessoal para alunas da instituição
Publicado em 21/08/2025 16:20 Atualizado em 21/08/2025 16:22
Compartilhe:
Compartilhe:
Fotografia colorida de Elisabeth Alves e Patrícia Campus segurando uma bandeira do IFTM no embarque internacional
Fotografia colorida de Elisabeth Alves e Patrícia Campus segurando uma bandeira do IFTM no embarque internacional
Crédito: Acervo pessoal

O Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) celebra mais um sucesso em suas iniciativas de internacionalização com a participação de duas estudantes em um programa de imersão na França. Através do edital La Tour Eiffel, a doutoranda Patrícia Campus Pereira, do Campus Uberaba, e a graduanda Elisabeth Alves Soares, do Campus Uberlândia, vivenciaram um intercâmbio em Paris que, segundo elas, foi uma experiência transformadora.

A iniciativa é um reflexo do compromisso do IFTM em ampliar as fronteiras do conhecimento e fortalecer parcerias estratégicas. Joyce Braga, Coordenadora-geral de Internacionalização e Centro de Idiomas (CENID), ressalta a importância do programa para a instituição. “O edital La Tour Eiffel é de grande relevância para o CENID, pois incentiva o estudo da língua francesa entre os estudantes. As duas estudantes contempladas pelo edital em 2025 são alunas do Centro de Idiomas e, justamente por terem aprendido o idioma, sentiram-se encorajadas e seguras para realizar uma imersão em Paris”, explica.

Joyce destaca ainda que o intercâmbio acontece em um momento significativo para as relações entre o IFTM e a França. “Neste ano, estamos concluindo um acordo de cooperação com o Le Campus Natur’Alim de Chartres e o IFTM está entre as 16 instituições brasileiras participantes do Fórum Ciência e Sociedade, promovido por órgãos como o Ministério da Agricultura da França. Além disso, recebemos a visita de Vincent Nédélec, Adido de Cooperação da Embaixada da França. Nesse contexto, o edital reforça nosso compromisso com a internacionalização”, conclui.

Impacto Acadêmico e Pedagógico

Para Patrícia Campus Pereira, do 3º período do Doutorado em Educação Tecnológica, a experiência foi fundamental para sua formação. “A vivência internacional me permitiu observar práticas pedagógicas aplicáveis ao ensino de línguas e refletir sobre sua transposição para a realidade da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil”, afirma.

Ela pontua que o curso intensivo de francês, com sua metodologia comunicativa, consolidou não apenas o aprendizado do idioma, mas também valores essenciais para a atuação em contextos globais. “Considero que a experiência reforçou a relevância da internacionalização como estratégia de fortalecimento da pesquisa acadêmica e da inovação pedagógica, contribuindo tanto para o aprimoramento da minha atuação docente quanto para a ampliação das minhas perspectivas científicas e formativas”, avalia a doutoranda.

Uma Jornada de Crescimento Pessoal

Se para Patrícia o foco foi o desenvolvimento acadêmico, para Elisabeth Alves Soares, do 10º período de Engenharia Agronômica, a viagem foi um marco de superação pessoal. “O programa La Tour Eiffel foi um divisor de águas para mim. Sou uma pessoa um pouco tímida, e nesse intercâmbio precisei enfrentar essa barreira. Me forcei, de forma positiva, a falar em francês, e vivi uma experiência incrível, cheia de aprendizado e troca cultural”, relata.

A imersão foi completa, desde a convivência com uma família anfitriã até a amizade com estudantes de diversas nacionalidades. “Paris é uma cidade mágica. Fui muito bem recebida pela minha host family, que sempre me tratou com muito carinho. Na casa, havia outras meninas dos Estados Unidos, Suíça, Japão e Itália”, conta Elisabeth, que ainda mantém contato com os amigos que fez.

Com a bagagem cheia de novas memórias e aprendizados, Elisabeth deixa uma mensagem para os colegas do IFTM: “Agradeço muito ao IFTM pela oportunidade. E para vocês, alunos que têm esse desejo: não percam tempo! É uma experiência que transforma a nossa vida, traz uma nova perspectiva do mundo e amplia nossos horizontes para o futuro”.

 

 

Compartilhe:

Notícias relacionadas