IFTM Uberlândia retoma "Ciclos de Estudos Reflexivos" com foco na formação e colaboração docente
Crédito: Comunicação Social - Campus Uberlândia
O IFTM Campus Uberlândia iniciou na última quarta-feira, 28 de agosto, a terceira edição do projeto de formação "Ciclos de Estudos Reflexivos: a docência na Educação Profissional e Tecnológica (EPT)". A iniciativa, coordenada pela pedagoga Nara Moreira, já obteve sucesso em edições anteriores e retorna neste semestre em um formato mais curto, com seis encontros, para dar continuidade a um importante espaço de diálogo e desenvolvimento profissional para os servidores do campus.
O projeto é voltado para os servidores, incluindo docentes e técnicos administrativos, e foi construído sobre os pilares da colaboração e do coletivo. A proposta atende a uma necessidade formativa identificada junto aos participantes, visando aprofundar os saberes docentes e fortalecer a identidade profissional na EPT.
A metodologia é o grande diferencial da ação, pautada na troca e na horizontalidade dos saberes, onde todos aprendem juntos. Segundo a coordenadora Nara Moreira, "a ação formativa ‘Ciclos de Estudos Reflexivos’ é uma oportunidade de aprofundar o conhecimento sobre a profissão docente e sobre o cotidiano da instituição, a partir das temáticas indicadas pelos participantes, tendo como base a colaboração. Não há saberes ‘melhores’ ou ‘menores’, há convergência dos diferentes saberes visando (trans)formações".
A dinâmica inclui o registro de "Memórias Reflexivas" ao final de cada encontro, que são lidas na sessão seguinte para consolidar o conhecimento, além de um "Café Colaborativo" para promover a confraternização.
Embora as inscrições para esta edição já estejam encerradas, a divulgação da formação busca valorizar a iniciativa e incentivar que mais servidores participem nos próximos anos. A realização dos Ciclos de Estudos Reflexivos reforça o compromisso do IFTM Campus Uberlândia com a qualificação permanente de seu corpo de servidores e com a busca contínua pela excelência no ensino.