Setembro Amarelo

Pela valorização da vida: IFTM Campus Patrocínio promove atividades da campanha Setembro Amarelo

Comissão das Atividades Integradoras recebeu estudantes, servidores e convidados em um dia de reflexão, acolhimento e integração
Publicado em 22/09/2025 17:00 Atualizado em 26/09/2025 15:45
Compartilhe:
Compartilhe:
 Com organização da Comissão das Atividades Integradoras, IFTM Campus Patrocínio promove atividades da campanha Setembro Amarelo
Com organização da Comissão das Atividades Integradoras, IFTM Campus Patrocínio promove atividades da campanha Setembro Amarelo
Crédito: Ana Clara Reis

O IFTM Campus Patrocínio realizou, no dia 13 de setembro, um evento especial em adesão à campanha Setembro Amarelo, movimento nacional de conscientização sobre a prevenção do suicídio e valorização da vida. A iniciativa foi organizada pela Comissão de Organização das Atividades Integradoras em parceria com os estudantes.

A programação contou com momentos de reflexão, integração e acolhimento, visando sensibilizar a comunidade acadêmica sobre a importância do cuidado com a saúde mental.

A mesa redonda de abertura, formada por profissionais da psicologia, trouxe a discussão em torno do Mês de Prevenção ao Suicídio e Valorização da Vida e questões pertinentes à saúde mental de jovens e adultos. Logo em seguida, os alunos participaram da atividade Palco Livre, com a psicóloga do IFTM Campus Patrocínio, Bruna Cardoso, e das Apresentações de Dança, coordenadas pelo Prof. Divaldo Soares.

Na segunda parte da manhã, organizadas em parceria com o Grêmio Estudantil, aconteceram as oficinas temáticas:

 - Pilates: Studio Lidiane Souto
 - Burnout e saúde mental no trabalho: Vanessa Faria
 - Oficina de Slam: Do papel a vida: Estudantes Raiane e Mariana
 - A Música e o inconsciente: Leid (Módulo FM)
 -Luz em cena: Filmes e séries : Prof° Silvia Casagrande
 -Arteterapia: Prof° Márcia Brogio e Prof° Halyne Borges
 - Artesanato: Prof° Josele
 - O papel do bem estar financeiro na saúde mental: Prof° Franciele Peres
 - Para lembrar de não me esquecer: cuidado e afeto na escrita pessoal: Prof° Juliana Batista
 - Adultizacão e seus impactos no desenvolvimento emocional: Prof° Erica Pereira
 - Conscientização sobre a saúde Mental:  Prof° Maurício Papa

Por meio das ações, o evento buscou não apenas informar, mas também criar um ambiente de apoio e escuta, estimulando alunos e servidores a compartilharem experiências e fortalecerem laços de solidariedade dentro do campus.

A Campanha Setembro Amarelo

O Setembro Amarelo surgiu em 2015, por iniciativa da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), e desde então mobiliza instituições em todo o país para debater e promover a saúde mental. 

Compartilhe:

Notícias relacionadas