Pela valorização da vida: IFTM Campus Patrocínio promove atividades da campanha Setembro Amarelo
O IFTM Campus Patrocínio realizou, no dia 13 de setembro, um evento especial em adesão à campanha Setembro Amarelo, movimento nacional de conscientização sobre a prevenção do suicídio e valorização da vida. A iniciativa foi organizada pela Comissão de Organização das Atividades Integradoras em parceria com os estudantes.
A programação contou com momentos de reflexão, integração e acolhimento, visando sensibilizar a comunidade acadêmica sobre a importância do cuidado com a saúde mental.
A mesa redonda de abertura, formada por profissionais da psicologia, trouxe a discussão em torno do Mês de Prevenção ao Suicídio e Valorização da Vida e questões pertinentes à saúde mental de jovens e adultos. Logo em seguida, os alunos participaram da atividade Palco Livre, com a psicóloga do IFTM Campus Patrocínio, Bruna Cardoso, e das Apresentações de Dança, coordenadas pelo Prof. Divaldo Soares.
Na segunda parte da manhã, organizadas em parceria com o Grêmio Estudantil, aconteceram as oficinas temáticas:
- Pilates: Studio Lidiane Souto
- Burnout e saúde mental no trabalho: Vanessa Faria
- Oficina de Slam: Do papel a vida: Estudantes Raiane e
Mariana
- A Música e o inconsciente: Leid (Módulo FM)
-Luz em cena: Filmes e séries : Prof° Silvia Casagrande
-Arteterapia: Prof° Márcia Brogio e Prof° Halyne
Borges
- Artesanato: Prof° Josele
- O papel do bem estar financeiro na saúde mental: Prof°
Franciele Peres
- Para lembrar de não me esquecer: cuidado e afeto na escrita
pessoal: Prof° Juliana Batista
- Adultizacão e seus impactos no desenvolvimento emocional:
Prof° Erica Pereira
- Conscientização sobre a saúde Mental: Prof° Maurício
Papa
Por meio das ações, o evento buscou não apenas informar, mas também criar um ambiente de apoio e escuta, estimulando alunos e servidores a compartilharem experiências e fortalecerem laços de solidariedade dentro do campus.
A Campanha Setembro Amarelo
O Setembro Amarelo surgiu em 2015, por iniciativa da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), e desde então mobiliza instituições em todo o país para debater e promover a saúde mental.