Publicado edital do processo seletivo para ingresso nos Cursos de Graduação do IFTM para o 1º semestre de 2026
Crédito: Danilo Almeida - Diretoria de Comunicação Social e Eventos do IFTM
Já está publicado o edital de processo seletivo para ingresso nos cursos de graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM). O documento estabelece as regras para entrada no 1º semestre de 2026 e disponibiliza 633 vagas distribuídas em 8 campi do IFTM, em 6 cidades do Triângulo Mineiro, sendo, pelo menos, 50% delas destinadas ao acesso pelas modalidades de Reserva de Vagas, de acordo com o item 8 do edital.
As inscrições, que tem o valor de R$ 60,00 (sessenta reais), começam no dia 6 de outubro e seguem abertas até o dia 10 de novembro. Os interessados têm duas formas de opção de ingresso: utilizar as notas do ENEM de 2015 a 2024 ou realizar uma prova de redação.
Para se inscrever, o candidato deve, em primeiro lugar, fazer uma leitura atenta do edital, escolher o curso que deseja fazer e a unidade de seu interesse. Para realizar a inscrição, o candidato deverá acessar a página da Fundação CEFETMINAS e selecionar IFTM - Processo Seletivo Cursos Graduação 2026. Para se inscrever, o interessado vai precisar de um documento oficial de identificação com foto e CPF.
Caso o candidato não tenha acesso à internet ou tenha dificuldades em fazer sua inscrição, poderá ir em algum dos campi ou unidades remotas do IFTM para atendimento no período determinado no cronograma, exceto sábados, domingos, feriados e recessos acadêmicos. O item 5 do edital traz todos os locais e horários de atendimento ao candidato.
Isenção da inscrição e formas de pagamento da taxa
Aqueles candidatos que não tiverem condições de arcar com a taxa de inscrição no valor de R$ 60,00 (sessenta reais) podem solicitar, no período entre 6 e 19 de outubro, a isenção no pagamento da taxa. Esse benefício é voltado para o candidato que possuir renda de até ½ (meio) salário mínimo per capita ou renda total de até 1 (um) salário mínimo por mês; Ou tenha cursado ou esteja cursando todo o Ensino Médio (do 1º ao 3º ano) em estabelecimento da rede pública de ensino do Brasil; Ou tenha realizado Exame de Certificação no âmbito estadual ou Exame Nacional para Certificação de Competências (ENCCEJA); Ou tenha cursado todo o Ensino Médio (do 1º ao 3º ano) na condição de bolsista integral (100%) em estabelecimento da rede privada de ensino sediado no país.
Para solicitar a isenção, o candidato deverá selecionar, no ato da inscrição, a opção que represente a sua condição e anexar a documentação exigida, de acordo com as orientações do item 6 do edital. Os pedidos serão analisados e o resultado será divulgado no dia 20 de outubro.
Para os candidatos que deverão pagar a taxa de inscrição, será disponibilizado boleto bancário, pagável em toda a rede bancária, com vencimento no primeiro dia útil subsequente à data de encerramento do período de inscrição, ou seja, até o dia 11 de novembro.
Cursos e vagas
As 633 vagas estabelecidas no processo seletivo estão distribuídas nas seguintes unidades do IFTM: Campus Ituiutaba, Campus Paracatu, Campus Patos de Minas, Campus Patrocínio, Campus Uberaba, Campus Uberaba Parque Tecnológico, Campus Uberlândia e Campus Uberlândia Centro. Cada unidade tem um cardápio diferente de cursos, por isso é importante conferir o quadro de vagas, no item 3 do edital, que apresenta quais cursos e quantas vagas estão disponíveis em cada unidade.
Entre as opções de cursos de graduação do IFTM estão, por exemplo, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Alimentos, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Engenharia Agronômica, Engenharia Elétrica, Marketing, Zootecnia, entre outros. O item 3 do edital lista todos os cursos, aponta os campi nos quais estão localizados e ainda traz a quantidade de vagas disponíveis, o turno de realização das aulas, a duração do curso, além do endereço de funcionamento da unidade na qual o curso é oferecido.
Reserva de vagas
Do total geral, o IFTM disponibiliza 50% para vagas reservadas sendo divididas em grupos de concorrência, que estão listados no item 8 do edital. Somente podem concorrer para vagas reservadas os candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escola pública, em cursos regulares ou no âmbito da modalidade de Educação de Jovens e Adultos ou tenham obtido certificado de conclusão com base no resultado do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino.
As vagas reservadas levam em consideração a renda familiar bruta mensal per capita, a autodeclaração étnica e, também, se o candidato possui alguma deficiência. No ato da inscrição, o candidato deve optar se deseja concorrer em um dos grupos de concorrência, pela ampla concorrência ou ainda, pelas vagas para pessoas com deficiência independente de renda e de ter cursado o ensino fundamental em escola pública. São nove grupos de concorrência neste processo seletivo, por isso é muito importante que os candidatos façam a leitura atenta do edital para não errarem no momento da inscrição.
Nota do ENEM
O candidato que, na inscrição, optar por utilizar as Notas do Enem, deverá encaminhar o Boletim de Notas do Enem durante o período de inscrição, exclusivamente, pelo formulário de inscrição no processo seletivo na página da Fundação CEFETMINAS. O acesso deverá ser realizado por meio do número do CPF e da senha do candidato cadastrado no site.
Ao encaminhar o Boletim, o candidato automaticamente concorrerá pela Nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), não podendo optar por realizar a prova de seleção. Só será aceito o Boletim de Notas do Enem emitido pelo site oficial do INEP e realizados de 2015 a 2024, desde que não tenha obtido nota 0 (zero) na redação.
Provas e horários
Outra forma de seleção para ingresso nos cursos de graduação do IFTM em 2026/1 é a prova, que está prevista para acontecer no dia 30 de novembro. A prova será realizada na mesma cidade do campus escolhido pelo candidato no momento da inscrição e o local e horário serão divulgados na página do processo seletivo no site da Fundação CEFETMINAS, no dia 20 de novembro.
A prova de seleção será uma Redação, de caráter classificatório e eliminatório, composta de uma proposta para elaboração de um texto dissertativo-argumentativo, tendo como princípio básico avaliar a capacidade de redigir de forma clara, coesa e coerente.
Resultados
O Anexo I do edital traz o cronograma completo do processo seletivo, com a indicação de todas as datas importantes no certame. De acordo com o cronograma, o resultado preliminar está previsto para o dia 8 de dezembro e o resultado final para o dia 15 de dezembro. Ambos serão divulgados na página de ingresso do IFTM e na página da Fundação CEFETMINAS.
Para mais informações, acesse o Edital na página de ingresso do IFTM e/ou na página da Fundação CEFETMINAS.
Notícias relacionadas
- Publicado edital do processo seletivo para ingresso nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFTM para o 1º semestre de 2026
- IFTM abre processo seletivo para o preenchimento de vagas ociosas em diversos cursos
- Seguem abertas as inscrições para o preenchimento de 200 vagas no curso Técnico em Administração a distância em Campina Verde
- Abertas as inscrições do processo seletivo para cursos de pós-graduação do IFTM
- IFTM lança edital para graduação com 300 vagas e inscrições gratuitas
- Publicado edital do processo seletivo os cursos técnicos concomitantes do IFTM para ingresso no 2º semestre de 2025