IFTM Campus Patos de Minas participa de iniciativa de cooperação técnica com a Jordânia
Crédito: Equipe Hackaton Patos de Minas - Jordânia
O IFTM Campus Patos de Minas foi convidado, em agosto, para integrar uma possível cooperação técnica com o Reino Hachemita da Jordânia. A iniciativa surgiu a partir de uma chamada do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), vinculada ao Ministério das Relações Exteriores (MRE). A proposta buscou o Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) em razão de sua expertise nas áreas de Empreendedorismo e Agricultura Familiar, e o UNIPAM, por sua vez, convidou o IFTM a participar do processo.
A cooperação técnica tem como foco o desenvolvimento de ações nas áreas de agricultura familiar e empreendedorismo feminino, por meio de oficinas, treinamentos e workshops, no âmbito da Cooperação Sul-Sul Brasil–Jordânia.
No dia 27 de setembro, uma delegação de cinco representantes jordanianos, além de membros da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) estiveram em Patos de Minas. Durante a visita, foi realizado um Hackathon de Empreendedorismo e Inovação, em parceria com o UNIPAM, no Centro de Empreendedorismo e Aceleração de Negócios (oCEANo).
O Hackathon teve como objetivo apresentar metodologias de inovação e estimular a criação de soluções empreendedoras voltadas, principalmente, para desafios enfrentados por jovens mulheres jordanianas. A atividade envolveu estudantes do IFTM e do UNIPAM, que ouviram os desafios apresentados pela comitiva e propuseram soluções criativas em forma de produtos ou serviços.
O evento ocorreu das 8h às 18h, com intensa participação dos estudantes, que demonstraram grande envolvimento e apresentaram propostas relevantes. Também houve oportunidade de interação direta com os visitantes, tanto em inglês quanto com o apoio de intérpretes.
Participaram da atividade oito estudantes do IFTM, acompanhados
da coordenadora de pesquisa, professora Junia Magalhães Rocha. Para
ela, “foi uma experiência enriquecedora para nossos alunos, que
puderam aplicar seus conhecimentos em um desafio real e trocar
ideias com representantes de outro país. Esse tipo de vivência
amplia horizontes e fortalece o espírito inovador que buscamos
desenvolver no IFTM.”
Daniel Guerra, estudante do terceiro ano do curso técnico em
Eletrotécnica integrado ao ensino médio, também destacou a
importância da participação no evento: “Participar deste
hackathon foi uma experiência extraordinária, que proporcionou
vivências enriquecedoras e memoráveis. O evento representou um dia
de intenso exercício de pensamento crítico e desenvolvimento
empreendedor. Além de ampliar meus conhecimentos sobre a cultura da
Jordânia, tive a oportunidade de estabelecer novas conexões e, em
conjunto com minha equipe, desenvolver soluções inovadoras voltadas
à promoção de melhorias para o país.”
Com ações como essa, o IFTM Campus Patos de Minas fortalece sua missão de promover a inovação e preparar estudantes para uma atuação global, baseada na cooperação e no intercâmbio de conhecimentos.