Chamada Pública

IFTM conquista dupla aprovação em chamada nacional do MEC para inovação

Projetos da instituição foram selecionados como prioritário e secundário no Assistec Inova, garantindo consultoria para incubadoras e a busca pela Certificação Cerne
Publicado em 15/10/2025 17:20 Atualizado em 15/10/2025 17:24
Compartilhe:
Compartilhe:

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) alcançou um importante avanço na estruturação de seu ecossistema de inovação. A instituição teve suas duas propostas de assistência técnica selecionadas na Chamada Pública nº 18/2025, referente ao projeto Assistec Inova.

A chamada, promovida pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), visa fortalecer o empreendedorismo e a inovação nas Redes Federal e Estaduais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPT) por meio de consultoria especializada. O resultado final da seleção, de âmbito nacional e realizada de forma remota, foi divulgado em 02 de outubro.

O IFTM, representado pelo coordenadorgeral de Inovação e Empreendedorismo, Rodrigo Rossi, submeteu duas demandas ao edital. A proposta prioritária, Trilha de Pré-Incubação e Incubação de Empreendimentos, foi habilitada com uma pontuação expressiva de 96 pontos. A demanda secundária, Certificação Cerne 1 a 4, também foi aprovada e poderá ser atendida conforme a disponibilidade orçamentária do projeto.

A aprovação garante que o IFTM receberá o apoio de um especialista para consultoria e suporte técnico nas áreas solicitadas. O objetivo é aprimorar e estruturar seus programas de apoio a startups, consolidando o caminho para suas incubadoras.

A assistência prioritária focará na orientação especializada para estruturar modelos de negócio, capacitar equipes, validar ideias e fortalecer a gestão de empreendimentos em fases iniciais. Já a assistência secundária visa orientar a instituição na implementação de práticas de governança e gestão de processos necessárias para obter a Certificação Cerne, um selo de qualidade que atesta as boas práticas em ambientes de inovação.

A execução da assistência técnica aprovada, que reforça o compromisso do IFTM com o desenvolvimento tecnológico e sustentável, poderá iniciar em até 120 dias após a divulgação do resultado.

Compartilhe:

Notícias relacionadas