Campus Uberlândia Centro conquistou oito dos quinze destaques e na Mostra de Projetos de Ensino do Universo IFTM 2025
Crédito: Guilherme Brasil/IFTM Udicentro
O Campus Uberlândia Centro, do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), alcançou um desempenho de destaque na V Mostra de Projetos de Ensino, realizada no dia 04 de novembro, como parte da programação do evento Universo IFTM 2025, em Uberlândia. A unidade conquistou premiações em todos os cinco eixos temáticos da Mostra, com oito dos quinze trabalhos selecionados pelo Comitê Científico e pela avaliação presencial da apresentação dos e-pôsteres. A lista oficial com os resultados foi divulgada pela Pró-Reitoria de Ensino em 19 de novembro.
No resultado final da Mostra, o Campus Uberlândia Centro conquistou posições em todos os eixos temáticos: foi segundo lugar no eixo “NAPNE, NEABI e NEDSEG: desvendando caminhos e atuações”; terceiro lugar no eixo “Cursos de Licenciatura, Tecnologia e Bacharelado no IFTM: percursos e desafios”; primeiro, segundo e terceiro lugares no eixo “Programas PIBID, PET e PET Institucional: lições e aprendizados”; segundo e terceiro lugares no eixo “Cursos Técnicos no IFTM: impacto e trajetórias”; e terceiro lugar no eixo “Relatos de Experiência: estágio, monitoria, olimpíadas e projetos de formação continuada”. O Campus teve 24 trabalhos inscritos na Mostra este ano.
A diretora geral do Campus Uberlândia Centro, Lara Kuhn, ressaltou a importância do resultado e a qualidade dos trabalhos apresentados na Mostra. “Ter o Campus Uberlândia Centro entre os destaques de todos os eixos da Mostra de Ensino é motivo de grande orgulho. Esse resultado é fruto do empenho dos nossos estudantes, da dedicação dos nossos servidores e da capacidade que temos de transformar ideias em ações que impactam a comunidade acadêmica. Seguimos firmes no compromisso de oferecer uma educação pública de excelência e fomentar experiências que ampliem o horizonte formativo dos nossos alunos.”.
O que é a Mostra de Projetos de Ensino
A Mostra é uma ação proposta pela Pró-Reitoria de Ensino e tem como objetivo divulgar, socializar e avaliar projetos de ensino desenvolvidos nos campi nos anos de 2024 e 2025. A Mostra integrou a programação do Universo IFTM 2025, ao lado de outros eventos acadêmicos, científicos e extensionistas. O evento reuniu projetos desenvolvidos por estudantes e servidores, permitindo a apresentação de resultados, metodologias, fundamentos teóricos e impactos na formação e na permanência e êxito da comunidade estudantil.
De acordo com o edital, participaram projetos cadastrados em editais da área do ensino, além de iniciativas vinculadas ao PIBID, PET, PET Institucional e relatos de experiências de monitoria, estágios, olimpíadas e atividades de formação continuada .
Os trabalhos foram avaliados em duas etapas: a primeira foi a análise do resumo pelo Comitê Científico, com critérios que incluem justificativa, objetivos, fundamentação teórica, metodologia, interdisciplinaridade e relação com permanência e êxito. A segunda foi a apresentação presencial em formato de e-pôster, avaliada por profissionais da área, considerando design, clareza, domínio do conteúdo, comunicação oral e articulação crítica.
Em cada um dos cinco eixos temáticos, foram selecionados três trabalhos destaque, totalizando 15 destaques institucionais a cada edição.
Os eixos temáticos definidos no edital foram:
I – NAPNE, NEABI e NEDSEG: desvendando caminhos e
atuações;
II – Cursos de Licenciatura, Tecnologia e Bacharelado no IFTM:
percursos e desafios;
III – Programas PIBID, PET e PET Institucional: lições e
aprendizados;
IV – Cursos Técnicos no IFTM: impacto e trajetórias;
V – Relatos de Experiência: estágio, monitoria, olimpíadas e
projetos de formação continuada .
Desempenho do Campus Uberlândia Centro
Entre os quinze destaques selecionados na Mostra, oito são do Campus Uberlândia Centro, distribuídos nos cinco eixos, resultado que demonstra amplitude, diversidade de áreas e consistência no trabalho pedagógico desenvolvido pela unidade. A seguir, a distribuição dos resultados por eixo:
Eixo I – NAPNE, NEABI e NEDSEG
2º lugar – Mulheres no Universo Geek: autoria de jogos
digitais e HQ
- Estudante: Clara Lindemann Rezende Macedo
- Orientadora: Gyzely Suely Lima
- Demais autores: Letícia Lacerda Alves
Eixo II – Cursos de Licenciatura, Tecnologia e Bacharelado
3º lugar – Projeto de Ensino Marketing de Impacto: ações que
transformam
Curso de Tecnologia em Marketing
- Estudante: Cristiane Silva Neves
- Orientadora: Poliana Cristina de Oliveira Cristo Diniz
- Demais autores: Nathane Eva Santos Peixoto
Eixo III – PIBID, PET e PET Institucional
1º lugar – A Robótica como Ferramenta de Engajamento no PIBID para o Ensino Médio e EJA
- Estudante: Vinícius Oliveira Magalhães
- Orientadora: Keila de Fátima Chagas Nogueira
- Demais autores: Márcio José Ribeiro da Silva Filho
2º lugar – Ensino de Computação na Educação Básica: experiências com Scratch no PIBID
- Estudante: Eliseu Ribeiro Borges
- Orientadora: Keila de Fátima Chagas Nogueira
- Demais autores: Marcelo Barsanulfo Rodrigues
3º lugar – Experiência Pedagógica em Computação: Inteligência
Artificial no PIBID
- Estudante: Andressa Francisco Vieira
- Orientadora: Keila de Fátima Chagas Nogueira
- Demais autores: Marcelo Barsanulfo Rodrigues
Eixo IV – Cursos Técnicos
2º lugar – Clube de Matemática: disseminando o estudo da
matemática
Curso Técnico em Comércio — Orientação: Daniela Portes Leal
Ferreira
- Estudante: Marcos Vinícius Alves da Cruz
- Orientadora: Daniela Portes Leal Ferreira
- Demais autores: Vitória Sophia Brígido Gonçalves e João Lucas Silva Siviere
3º lugar – Café Literário: literatura de cordel
- Estudante: Ana Luiza Aquino dos Santos
- Orientadora: Gyzely Suely Lima
- Demais autores: Gabriella Maria Cândida Feliciano Dias
Eixo V – Relatos de Experiência
1º lugar – Trocas Interculturais: Brasil e Bélgica
- Estudante: Lara Ferreira Souza Oliveira
- Orientadora: Gyzely Suely Lima
- Demais autores: Gabrielle Mainarte De Almeida Amorim, Matheus Gonçalves Tiago e Marion Catherine Barbara Chabert
Brasil e Bélgica em destaque
Dentre os trabalhos selecionados como destaque, apenas um deles alcançou o total de 100 pontos entre os avaliadores. Trata-se do trabalho “Trocas Interculturais: Brasil e Bélgica”, sob orientação da professora Gyzely Suely Lima, do Campus Uberlândia Centro, desenvolvido pelos estudantes Lara Ferreira Souza Oliveira, Gabrielle Mainarte De Almeida Amorim, Matheus Gonçalvez Tiago e Marion Catherine Barbara Chabert.
O projeto foi desenvolvido ao longo do primeiro semestre letivo e estruturado em encontros semanais de mediação cultural com a intercambista Marion Catherine Barbara Chabert, participante de um programa de mobilidade internacional do Rotary Club. A proposta promoveu rodas de conversa nas quais Marion compartilhou aspectos históricos, sociais, geográficos e culturais da Bélgica, ao mesmo tempo em que vivenciou atividades acadêmicas no Campus Uberlândia Centro. A iniciativa integrou estudantes de diferentes cursos em um espaço de diálogo, comparações culturais e construção coletiva de conhecimento, fortalecendo a aprendizagem intercultural e o desenvolvimento de competências cidadãs.
Segundo o estudante Matheus Gonçalves Tiago, um dos participantes, a convivência com a belga ampliou a visão do grupo sobre o país europeu. “A gente descobriu que a Bélgica é um país muito divertido e muito legal, tem certas coisas muito importantes e é um país histórico também. Além disso, ter essa troca com a Marion foi muito divertido porque ela era uma pessoa super atenciosa e escutava a gente também quando a gente falava sobre o Brasil.”
A Mostra no contexto do Universo IFTM 2025
A Mostra ocorreu simultaneamente ao Congresso de Extensão (ConExt) e ao Seminário de Iniciação Científica e Inovação Tecnológica (SIN), compondo o conjunto de eventos acadêmicos que formam o Universo IFTM. A edição de 2025 promoveu a convivência entre diferentes áreas do ensino, pesquisa e extensão, com grande circulação de estudantes dos cursos técnicos, superiores e de programas institucionais. O Campus Uberlândia Centro também esteve presente nas outras mostras realizadas no evento, com trabalhos apresentados ao ConExt e ao SIN.
