Últimas horas: inscrições para o Sisu 2026 terminam nesta sexta-feira; IFTM oferece 252 vagas
Crédito: MEC
Termina hoje, 23 de janeiro, o prazo de inscrição para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026. O IFTM (Instituto Federal do Triângulo Mineiro) disponibiliza 252 vagas em cursos superiores gratuitos, distribuídas em oito campi da instituição no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.
As inscrições são realizadas exclusivamente pela internet, através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O candidato pode escolher até duas opções de curso.
O resultado da chamada regular será divulgado no dia 29 de janeiro de 2026.
Requisitos e seleção
Para concorrer, é necessário ter concluído o Ensino Médio (ou estar cursando o 3º ano, com obrigatoriedade de comprovação no ato da matrícula).
A classificação será baseada na melhor média ponderada das notas do Enem. O diferencial desta edição é que o candidato poderá utilizar os resultados das edições de 2023, 2024 ou 2025. O sistema considerará automaticamente o ano em que o estudante obteve o melhor desempenho.
Distribuição de vagas por campus
Para o processo seletivo do Sisu 2026, as 252 vagas do IFTM estão distribuídas da seguinte forma entre as unidades:
No Campus Ituiutaba, são ofertadas 30 vagas no total, divididas igualmente entre os cursos de Bacharelado em Ciência da Computação (10 vagas), Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (10 vagas) e Tecnologia em Automação Industrial (10 vagas).
O Campus Paracatu disponibiliza 31 vagas, sendo 12 para o Bacharelado em Administração, 9 para o Bacharelado em Engenharia Elétrica e 10 para o curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
No Campus Patos de Minas, a oferta é focada no curso de Bacharelado em Administração, que conta com 12 vagas disponíveis.
Já o Campus Patrocínio oferece um total de 40 vagas. As oportunidades estão distribuídas entre o Bacharelado em Engenharia Elétrica (10 vagas), Licenciatura em Letras – Português/Inglês (10 vagas), Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (10 vagas) e Tecnologia em Gestão Comercial (10 vagas).
O Campus Uberaba apresenta a maior variedade de cursos nesta edição, somando 52 vagas. São 12 vagas para o Bacharelado em Administração e 10 vagas para cada um dos seguintes cursos: Bacharelado em Engenharia Agronômica, Bacharelado em Zootecnia, Licenciatura em Ciências Biológicas e Licenciatura em Química.
No Campus Uberaba Parque Tecnológico, são ofertadas 27 vagas, sendo 18 para o Bacharelado em Engenharia da Computação e 9 para o curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
O Campus Uberlândia conta com 31 vagas, distribuídas entre o Bacharelado em Engenharia Agronômica (12 vagas), Bacharelado em Engenharia de Alimentos (9 vagas) e o curso de Tecnologia em Alimentos (10 vagas).
Por fim, o Campus Uberlândia Centro oferece 39 vagas. Os candidatos podem optar pela Licenciatura em Computação (9 vagas), Tecnologia em Logística (9 vagas), Tecnologia em Marketing (12 vagas) ou Tecnologia em Sistemas para Internet (9 vagas).
Ações afirmativas
O IFTM reforça seu compromisso com a inclusão social através de reservas de vagas destinadas a: estudantes de escolas públicas; candidatos com baixa renda familiar; pessoas autodeclaradas pretas, pardas ou indígenas; quilombolas e pessoas com deficiência (PcD).
Para mais informações, leia o edital na página de ingresso do IFTM.
Notícias relacionadas
- Seguem abertas as inscrições para cursos de idiomas gratuitos do IFTM
- IFTM oferece 252 vagas para cursos superiores no Sisu 2026
- Cursos de idiomas do IFTM Campus Uberaba ofertam mais de 100 vagas nos níveis pré-intermediário e intermediário em 2026
- IFTM Campus Uberaba está com inscrições abertas para cursos de idiomas no nível iniciante
- Abertas as inscrições para seleção de Coordenador de Curso, Coordenador de Plataforma e Tutor para o Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Português como Língua Adicional (PLA) em Rede
- Abertas as inscrições do Processo Seletivo para preenchimento de vagas de Português como Língua Adicional (PLA), para os níveis iniciante e intermediário, na modalidade online
