Processo seletivo

IFTM e FADEMA abrem seleção de bolsistas para o Programa Asas para o Futuro

Oportunidade é voltada para servidores da instituição; inscrições selecionam profissionais para atuar em Uberaba e Paracatu e podem ser realizadas até 10 de fevereiro
Publicado em 06/02/2026 12:00 Atualizado em 06/02/2026 11:59
Compartilhe:
Compartilhe:
Imagem retangular com fundo azul degradê com a frase
Imagem retangular com fundo azul degradê com a frase "Asas para o futuro - Mulheres jovens que constroem o amanhã" centralizada na imagem
Crédito: Alex Modolo - Diretoria de Comunicação Social e Eventos do IFTM

O Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), por meio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Extensão, Pesquisa, Ensino Profissionalizante e Tecnológico (FADEMA) publicou o edital nº 18/2026, que abre as portas para servidores da instituição atuarem como bolsistas no Programa Asas para o Futuro. A iniciativa, realizada no IFTM, busca qualificar jovens mulheres para o mercado de trabalho, especialmente em áreas de tecnologia e ciência. O programa é uma parceria com o Ministério das Mulheres e foca em capacitar mulheres de 15 a 29 anos em situação de vulnerabilidade.

Vagas e atuações

No total, o edital estima o preenchimento de 12 vagas, divididas igualmente entre os campi de Uberaba e Paracatu, sendo 5 vagas para professores e 1 vaga para recrutador de empregabilidade, responsáveis por fazer a ponte entre as alunas formadas e as empresas locais, buscando vagas de emprego e estágio.

A remuneração, para os docentes, é de R$ 100,00 (cem reais) por hora e para os recrutadores, R$ 37,50. As atividades serão realizadas de forma presencial nos respectivos campi.

Inscrições e avaliação

Para participar, o candidato deve ser servidor efetivo do IFTM e possuir a formação exigida para a vaga escolhida. A inscrição é feita exclusivamente pela internet, através do formulário disponível na página da FADEMA até o dia 10 de fevereiro.

Os interessados devem ficar atentos à documentação: é necessário enviar tudo em um único arquivo PDF (até 100MB), contendo documentos pessoais, comprovantes de formação e certificados de experiência profissional. A seleção será feita por meio de análise de títulos e contagem de tempo de serviço na área.

Pontos importantes

A contratação é feita por meio de concessão de bolsa, com validade de 12 meses, sem vínculo empregatício.

Todo o acompanhamento do cronograma e a divulgação dos resultados devem ser feitos pelo site da FADEMA.

O contato com os selecionados será feito por e-mail e telefone, por isso é fundamental manter os dados atualizados.

Mais informações e o edital completo podem ser consultados na página da FADEMA.

Compartilhe:

Notícias relacionadas