IFTM Campus Uberaba fortalece parcerias em reunião do Programa Descubra voltada à inclusão de jovens
Crédito: Divulgação
A Coordenadora Geral de Extensão do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) Campus Uberaba, professora Ana Carolina Portella Silveira, participou, no dia 10 de abril de 2024, da reunião bimestral do Comitê Regional do Programa Descubra, realizada na Fundação de Ensino Técnico Intensivo “Dr. Renê Barsam” (FETI), em Uberaba. O encontro reuniu representantes de diferentes instituições com o objetivo de alinhar ações, avaliar resultados e construir estratégias conjuntas voltadas à ampliação de oportunidades para adolescentes e jovens.
A reunião ocorreu na sede da FETI, localizada na Rua Major Eustáquio, 790, e foi marcada por uma dinâmica participativa, que favoreceu o diálogo entre os integrantes da rede. Durante o encontro, foram identificados desafios comuns e estabelecidas metas, com foco no fortalecimento da atuação integrada entre as instituições participantes.
O Programa Descubra tem como eixo central a promoção da inclusão social por meio da educação e da qualificação profissional, articulando esforços entre diferentes organizações para ampliar o acesso de jovens a oportunidades formativas e de inserção no mundo do trabalho. Nesse contexto, a presença do IFTM Campus Uberaba reforça o papel estratégico da instituição na consolidação de políticas públicas voltadas à juventude.
Segundo a professora Ana Carolina Portella Silveira, a participação no encontro evidencia a relevância dos espaços de construção coletiva. “Foi um prazer participar da reunião do Programa Descubra, promovido pela FETI Uberaba, e destaco a importância desse espaço de diálogo e construção coletiva. Como representante do Instituto Federal do Triângulo Mineiro – Campus Uberaba, reafirmo nosso compromisso, por meio da extensão, com a educação de qualidade, a inclusão e o desenvolvimento regional, valorizando parcerias que ampliem oportunidades para os jovens e adolescentes”, afirmou.
A coordenadora também destacou a disposição institucional em colaborar com iniciativas que promovam o acesso, a permanência e o êxito na educação. “Coloco-me à disposição para continuar colaborando com ações que contribuam para a formação cidadã e profissional dos estudantes”, completou.
Como desdobramento da participação no comitê, o IFTM Campus Uberaba atuará como parceiro do Programa Descubra por meio da oferta de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), ampliando as possibilidades de qualificação para jovens e adolescentes da região. A iniciativa reafirma o compromisso da instituição com a extensão como ferramenta de transformação social e de promoção do desenvolvimento local.
