Landing pages

Projetos de landing pages desenvolvidos por estudantes do IFTM avançam para fase de prototipação

Após etapa de briefing com os selecionados, alunos do curso de Tecnologia em Sistemas para Internet iniciaram a construção dos primeiros modelos das páginas
Publicado em 14/05/2026 14:29 Atualizado em 14/05/2026 14:31
Compartilhe:
Compartilhe:
Em sala de aula, estudantes de Sistemas para Internet trabalham nos primeiros modelos das páginas em desenvolvimento
Em sala de aula, estudantes de Sistemas para Internet trabalham nos primeiros modelos das páginas em desenvolvimento
Crédito: Wilton Filho

O Campus Uberlândia Centro, do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), iniciou uma nova etapa da chamada pública para desenvolvimento gratuito de websites do tipo landing page voltados à comunidade externa. Após a conclusão dos briefings com os proponentes selecionados, os estudantes do curso de Tecnologia em Sistemas para Internet começaram a fase de prototipação de baixa fidelidade das páginas que serão desenvolvidas ao longo do semestre.

A prototipação de baixa fidelidade é uma fase inicial do processo de criação de interfaces digitais. Nela, os estudantes organizam a estrutura da página, definem a disposição dos conteúdos e planejam os principais elementos de navegação e comunicação antes da programação do site. Esse trabalho permite ajustes prévios junto aos demandantes e contribui para que o produto final responda melhor às necessidades apresentadas no briefing.

Segundo o professor doutor Wilton de Paula Filho, coordenador da iniciativa, a etapa atual marca o início da construção visual e estrutural das páginas. “Após a conclusão do briefing com os clientes, os estudantes utilizaram parte do tempo em aula para trabalharem colaborativamente no desenho das interfaces. Essa etapa é fundamental para validar a estrutura e os elementos intrínsecos a esse tipo de site antes do seu desenvolvimento técnico, permitindo assim que os alunos apliquem, na prática, os conceitos vistos ao longo do curso”, explica.

As páginas estão sendo produzidas no contexto das atividades acadêmicas do curso de Tecnologia em Sistemas para Internet. O processo permite que os alunos desenvolvam competências relacionadas ao planejamento, à criação de interfaces, à organização de conteúdo e ao desenvolvimento web, ao mesmo tempo em que oferecem uma solução gratuita para a comunidade.

Resultado contemplou propostas de diferentes áreas

A iniciativa integra o Edital nº 03/2026/CExt-UCE e tem como objetivo atender demandas de instituições, organizações, coletivos, microempreendedores, microempresas, profissionais autônomos e pessoas físicas interessadas em divulgar produtos, serviços, projetos ou iniciativas por meio de uma página na internet.

O resultado final demonstrou a diversidade de interessados na chamada pública, com propostas ligadas a áreas como saúde, transporte, representação sindical, estética, engenharia, prestação de serviços e orientação técnica para imóveis. Ao todo, sete propostas foram classificadas para atendimento.

As landing pages estão sendo desenvolvidas para os seguintes projetos: Consultório Odontológico, TNG Transportes, Desenvolvimento de Landing Page para Ampliação da Sindicalização do STIQUIFAR, Terapeuta Angra Duane, Projeto e Consultoria em Engenharia, Laud’s Cabelo e Produção e Manual de Vistoria para Apartamentos Novos.

Além dos projetos classificados, outras 17 propostas compõem a lista de espera, contemplando áreas como educação, saúde mental, consultoria, advocacia, alimentação, odontologia, estética, tecnologia, mentoria, tatuagem e nutrição.

Aprendizagem prática e atendimento à comunidade

Uma landing page é um tipo de website geralmente composto por uma única página, criado para apresentar de forma direta um produto, serviço, evento, projeto ou iniciativa. O formato concentra as principais informações em um único ambiente digital e pode incluir recursos como apresentação institucional, descrição de serviços, formulários de contato, depoimentos, chamadas para ação e links de acesso a outros canais.

A proposta também reforça a integração entre a formação acadêmica e o atendimento a demandas reais da sociedade. Ao desenvolverem os projetos, os estudantes vivenciam etapas semelhantes às encontradas no mercado de trabalho, desde o levantamento de informações com o cliente até o planejamento da estrutura visual e funcional da página.

Cronograma

Conforme o cronograma da chamada pública, os projetos selecionados começaram a ser desenvolvidos no dia 31 de março e a fase de criação das páginas segue até 29 de junho de 2026. A apresentação final das landing pages está prevista para 30 de junho de 2026, no Campus Uberlândia Centro.

O desenvolvimento das páginas é gratuito para os proponentes selecionados. Após a entrega, eventuais custos relacionados à manutenção do site, como registro de domínio ou contratação de hospedagem, ficam sob responsabilidade dos beneficiados, caso optem por utilizar esses serviços.

 

Compartilhe:

Notícias relacionadas